Áudios longos, sem tique azul: 20 dicas que te farão o mestrão do WhatsApp

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Sendo o aplicativo para celulares mais usado do Brasil, o WhatsApp é o braço direito de muita gente na vida digital. É nele que conversamos com amigos distantes, trocamos fotos e vídeos, resolvemos problemas pessoais, nos informamos (às vezes com boatos, infelizmente) e entramos em contato com prestadores de serviços.

Apesar de muita gente usar o WhatsApp, muitos não dominam todas as funções da ferramenta. Até porque, ele está sempre se atualizando e incrementando. Uma das mudanças mais recentes, por exemplo, é a videochamada em grupo.

VEJA TAMBÉM:

Mesmo que o UOL Tecnologia esteja sempre trazendo as novidades e dicas sobre o app, é possível que você tenha perdido algumas delas. Sendo assim, segura esse compilado de dicas e recursos e como usá-los.

Getty Images/iStockphoto

WhatsApp: quer saber como aproveitar melhor o seu mensageiro preferido?

Clique aqui

Reprodução
Reprodução

Mude as fontes

Aprenda a mudar a fonte para FixedSys, que apresenta um espaço maior entre as letras, ou colocar formatações especiais. Para usar a FixedSys, basta colocar três sinais de acento grave (```) no começo e no final da frase. Para escrever palavras em negrito, basta colocá-las entre asteriscos (*).Para usar itálico, é preciso deixar as palavras entre sinais de underline (_). Se quiser riscar as palavras, o truque é escrevê-la entre tils (~).

Uma forma alternativa de fazer tudo isso é escrever a mensagem, e antes de enviar, selecione e aperte até aparecer um menu de opções. No menu do iPhone, clique em uma seta e selecione "BIU". No Android, clique nos três botões verticais. Daí é só escolher entre negrito, itálico, tachado ou monoespaçado.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Silenciar conversas

Esta função bloqueia as notificações de um contato ou um grupo por um determinado período. No iPhone, basta deslizar o contato para a esquerda e clicar no botão com três pontinhos, selecione a opção "silenciar" e depois escolha o período (oito horas, uma semana ou um ano). No Android, toque e mantenha pressionado o contato ou grupo. Em seguida, selecione a opção "silenciar" (no menu com três botões no topo direito da tela, ou no alto-falante riscado) e depois escolha o período.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Desative o download automático de mídias

Muitas fotos e vídeos do WhatsApp deixam o telefone mais lento, com memória cheia e consome dados do seu plano. Para desligar no Android: Menu principal do WhatsApp (os três pontinhos verticais na tela inicial do app) > Configurações > Dados e armazenamento > Download automático. Você pode confirmar o download automático quando estiver usando a rede de dados, usando Wi-Fi ou em roaming. Em cada item, escolherá se baixará ou não Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos.

Depois de desabilitar o download, uma espécie de "borrão" vai surgir no lugar das imagens e dos vídeos recebidos. O WhatsApp mostra o tamanho da mídia e um botão para baixá-la se quiser.

No iPhone, comece em Ajustes > Uso de Dados e Armazenamento. A partir dessa tela, decida se o WhatsApp baixará automaticamente fotos, áudio, vídeos e documentos. Toque em cada categoria de mídia e selecione Nunca, Wi-Fi ou Wi-Fi e Celular.
Compartilhe
Repodução
Repodução

Integração com Siri

A assistente digital do iPhone, a Siri, é capaz de escrever mensagens de WhatsApp para você. Basta ter no aparelho o iOS 10 ou superior, além de certificar-se de que os controles da assistente pessoal foram ativados nas configurações do aparelho (Ajustes do iPhone > Siri > ative a Siri). Daí é só usar a assistente por comandos de voz, por exemplo: "E aí Siri, enviar uma mensagem pelo WhatsApp para 'fulano' [um de seus contatos na agenda]". A assistente pessoal irá guiá-lo passo a passo no processo.
Compartilhe
UOL
UOL

Bloqueie conteúdo de notificações

Quer impedir que outras pessoas além de você tenham acesso ao conteúdo das notificações de WhatsApp com a tela bloqueada? No iPhone: Ajustes do iPhone > Notificações > Pré-visualizações > escolha "Quando desbloqueado" ou "Nunca". No Android 6 e 7: Configurações do celular > Aplicativo > navegue pela lista de apps instalados até achar e clicar em WhatsApp > Notificações > Na tela de bloqueio > clique em "Ocultar conteúdo" (envia a notificação e não mostra o conteúdo na tela de bloqueio). O Android 8 tem mais configurações de notificações além dessas, mas as etapas são praticamente as mesmas.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Apague mensagens enviadas

Apesar de ser um recurso já bastante conhecido, não custa reforçar: apagar uma mensagem agora é possível, antes mesmo que o contato veja o conteúdo. Só é importante lembrar que o prazo máximo para você mudar de ideia é de sete minutos. Escolha a mensagem que deseja apagar, selecione a mensagem e depois a opção "Apagar". Depois confirme se deseja realmente apagar e uma tela com o item "Apagar para todos" e "Apagar para somente para mim" vai aparecer. A primeira opção apaga para os interlocutores; a outra, só para você.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Faça o backup de conversas

O backup de contatos e imagens em nuvem é útil para manter suas conversas do WhatsApp no celular quando troca de aparelho. No Android: Menu principal do WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas. Verifique se o backup no Google Drive está habilitado. Abaixo do botão "Fazer backup" terá a opção "Fazer backup no Google Drive" (você precisa logar neste serviço) e toque no botão "Fazer backup". Nesta tela dá para agendar backups por período também. Após esse procedimento, você pode cadastrar o aplicativo no outro celular e tocar no botão "Restaurar conversas" nas configurações do primeiro uso do app.

Já no iPhone, abra o WhatsApp e vá em Ajustes > Conversas > Backup de Conversas > Efetuar Backup Agora. Aqui, em vez do Google Drive, será usado o iCloud, da Apple. Você também pode ativar backups automáticos tocando em "Auto Backup" e escolhendo a frequência com que deseja salvar suas conversas.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Listas de transmissão

Já precisou enviar a mesma mensagem para diversos contatos sem criar e usar grupos? As listas de transmissão fazem isso. Assim, tudo o que é enviado e recebido é feito de forma individual. No Android: Menu principal do WhatsApp > Nova Transmissão > Selecione os contatos que participarão da sua Lista de Transmissão > toque no botão de check no canto inferior esquerdo. Abrirá uma conversa. Basta escrever e enviar as mensagens desejadas.

No iPhone: toque no botão Listas de Transmissão no topo da sua tela de Conversas > Nova Lista > Digite o nome dos seus contatos ou toque no botão "+" para escolhê-los > Criar. Abrirá uma conversa. Basta escrever e enviar as mensagens desejadas.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Marcar contato

Mesmo se um grupo estiver silenciado, o WhatsApp permite que o nome de um integrante seja mencionado na conversa, usando a arroba (@) no teclado virtual seguido do nome do seu contato. Isso marca seu contato em uma conversa específica, e é também útil em grupos com conversas muito movimentadas. A desvantagem, claro, é não ter mais controle sobre este tipo de notificações. A única forma de evitá-las de vez é desabilitar toda e qualquer notificação do WhatsApp ou desligar todos os sons de notificações do seu celular. Ou sair do grupo.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Personalizar toques

Se você é daquelas pessoas ansiosas por uma simples mensagem de alguém amado no WhatsApp, o app permite que você personalize o toque do celular para diferentes conversas No Android: dentro da conversa, selecione o menu dos três pontinhos (topo direito) > Ver contato > Notificações personalizadas > clique em "Personalizar" > Som de notidicação > escolha o toque. No iPhone: Clique no nome do contato dentro de uma conversa > Notificações > Som de mensagem > Selecione o novo toque.
Compartilhe
Arte UOL
Arte UOL

Marque como lidas ou não lidas

Há quem odeie o monte de mensagens não lidas no WhatsApp aparecendo no ícone do app. Mas não quer ler todas e se livrar do neurótico número. No Android: na área de conversas, segure o contato ou grupo não lido com o dedo por uns segundos para selecioná-lo. Depois clique nos três pontinhos (canto superior direito) e no menu seguinte, "Marcar como lida". Você pode desfazer isso repetindo o processo, e a opção será "Marcar como não lida". No iPhone: na área de conversas, clique em "Editar" (canto superior direito) e toque no contato ou grupo não lido. Depois clique em "Lido" (inferior da tela, ao centro). Ou na tela principal do app, é só deslizar a conversa para o lado direito e escolher "Lida" ou "Não lida".
Compartilhe
Divulgação
Divulgação

Localização ao vivo

Imagine a cena: você está em um lugar, seu amigo está em outro e vocês não conseguem se achar. Use o WhatsApp para compartilhar sua localização e espere o seu amigo te encontrar. No iPhone: abra uma conversa e selecione o símbolo + Localização > Compartilhar localização Atual. No Android: entre em uma conversa e vá até o símbolo de um clipe > Localização > Compartilhar localização atual. Em ambos, você escolhe o tempo que deseja e é só confirmar.
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Videochamadas em grupo

O WhatsApp liberou a opção de fazer chamadas de áudio e vídeo em grupo com até quatro pessoas ao mesmo tempo. Selecione um dos contatos da sua lista e inicie uma chamada de vídeo ou áudio. Quando o seu contato atender, um bonequinho com um sinal de + vai aparecer no canto superior direito. Ao clicar nele, o usuário é levado para a sua lista de contatos. Procure o perfil de outra pessoa com quem você deseja conversar e selecione para iniciar a chamada. A partir daí a tela se divide tem três (ou quatro se você repetir o processo com mais uma pessoa).
Compartilhe
Reprodução
Reprodução

Como ouvir áudio secretamente

É possível usar um truque para conseguir escutar o que foi dito na mensagem de voz sem avisar a pessoa que a enviou. O primeiro passo: você terá que salvar o seu número de celular na sua lista de contatos. Vá à janela de conversa com um amigo e use-a para enviar o seu próprio contato a ele. Abra uma conversa com você mesmo para forçar o WhatsApp a incluir o seu contato na lista de chats abertos. A partir daí, é só encaminhar para a sua janela os áudios que você não quer mostrar que ouviu. Para isso, você tem que selecionar a mensagem de áudio e selecionar a opção "Encaminhar".
Compartilhe

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos