Bill Gates e mais: 7 conselhos que líderes da tecnologia dariam a si mesmos

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters

    Grandes líderes da tecnologia dizem que conselhos dariam a si mesmos quando mais jovens

    Grandes líderes da tecnologia dizem que conselhos dariam a si mesmos quando mais jovens

"Se você fosse dar um conselho para uma versão de si mesmo mais jovem, qual seria?". Essa pergunta um pouco complicada de responder já foi direcionada a grandes líderes da tecnologia dos dias atuais. E quem mais do que eles, tão bem-sucedidos em suas áreas, para repassar esse ensinamento adiante?

Líderes como Bill Gates, Tim Cook e Mark Zuckerberg já ofereceram esses conselhos, em uma lista compilada originalmente pelo site "Business Insider". Antes com seus próprios sonhos, agora eles podem inspirar outras pessoas a alcançar seus objetivos na vida.

Veja também: 

E o que os jovens deveriam fazer para seguirem atrás do sucesso? Confira abaixo.

Bill Gates, cofundador da Microsoft

Perguntado que conselho daria a uma versão de si mesmo com 19 anos, Bill Gates respondeu: "Eu explicaria que inteligência não é tão unidimensional e nem tão importante quanto eu pensava na época. Eu diria que você precisa explorar o mundo em desenvolvimento antes de entrar em seus quarenta anos. Eu não era muito bom socialmente na época, mas não sei se há um conselho que arrumasse isso - talvez eu precisasse ser estranho e simplesmente crescer".

Mark Zuckerberg, cofundador e CEO do Facebook

Ainda em 2015, antes dos recentes escândalos, o fundador do Facebook deu um aviso para que a sua versão mais jovem não se importe tanto pelos erros que cometer. "Você vai cometer erros não importa o que faça. As pessoas passam muito tempo focando em não cometer erros ou se arrependendo deles, mas você não deveria lutar para estar certo em tudo". Será que o conselho mudou agora?

Tim Cook, CEO da Apple

Tim Cook já repetiu este conselho que daria a si mesmo quando mais jovem várias vezes. Mais recentemente, afirmou isso em uma escola pública de Chicago. "Eu diria que a alegria está na jornada", apontou, antes de continuar explicando sobre como vê a vida. "Esse é o propósito real da vida. Todo mundo fala sobre 'achar seu propósito, achar seu propósito'. A verdade é que todos nós temos o mesmo propósito. E todos nós deveríamos parar de procurar. Nosso propósito é servir à humanidade. A questão correta é: como eu deveria servir à humanidade?".

Jack Dorsey, fundador e CEO do Twitter

Questionado sobre o que diria a si mesmo quando mais jovem em uma entrevista ao "Y Combinator", Dorsey afirmou: "Equilíbrio. Quando era jovem não entendia o valor do exercício e da saúde e como isso afetou meu intelecto. Acho que foi útil para mim ir até todos os extremos para achar esse equilíbrio que tenho agora, mas eu queria ter focado mais em ser saudável no passado. Um estilo de vida mais saudável me faz ser mais criativo e pensar com mais coesão".

Sheryl Sandberg, executiva de operações do Facebook

Em um questionamento postado no site "Quora", a executiva de operações do Facebook deu uma detalhada resposta baseada em três conceitos. "Ache um trabalho que você ame, já que quando você acredita no que está fazendo pode combinar paixão com contribuição. Acredite que você possa fazer qualquer coisa, o que é importante especialmente para as mulheres. Não há um caminho direto para onde você vai - se você tentar desenhar essa linha não só vai errar, como perderá grandes oportunidades".

Joe Gebbia, cofundador do Airbnb

Líder de uma companhia que revolucionou o sistema de hospedagens do mundo a partir de uma ideia que teve com seu cofundador, Joe dá um conselho bem simples à sua versão mais jovem: "Dê o próximo passo".

Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia

O conselho do fundador da Wikipedia tem a ver com finanças. "Acho que uma das coisas que a maioria das pessoas de 21 anos deveriam fazer é reconhecer agora que você pode fazer escolhas de vida que controlam suas despesas e que controlar suas despesas é um dos passos mais cruciais para o tipo de independência financeira que você precisa para seguir seus sonhos no futuro. Seja uma mudança de emprego ou um sonho empreendedor, o menos que você precisar gastar todo mês, mais fácil fica seguir esse sonho".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos