Como saber se meu celular está com vírus e como me livrar dele?
Do UOL, em São Paulo
-
iStock
Você já deve ter se deparado com essa situação alguma vez. Chega para você uma mensagem inesperada pedindo para você clicar em um link que te dará acesso a algum conteúdo curioso --fotos picantes, promoções imperdíveis e coisas do tipo. Quem já tem uma certa experiência de uso de internet sabe que essa é uma provável situação de risco para cair em uma ameaça virtual, como vírus ou invasão ao sistema operacional.
Porém, mesmo quem já tem essa noção pode vez ou outra acabar caindo no truque. Afinal, a mensagem pode ter vindo de um amigo seu, que clicou no truque antes de você e criou um repasse automático não intencional. E assim a ameaça vai se propagando.
Como se sabe, a melhor forma de se precaver é instalar um programa ou aplicativo antivírus assim que você adquire um novo aparelho, seja ele computador, notebook, smartphone ou tablet. Mas nem todos fazem isso em tempo hábil, ou o antivírus instalado não estava atualizado contra aquela ameaça específica.
Então, se por acaso você clicou em um link ou arquivo suspeito de e-mail ou do WhatsApp e não estava com um antivírus instalado --ou até estava, mas ficou preocupado mesmo assim-- há vários procedimentos a tomar, dependendo da situação. O mais comum deles é instalar um antivírus mesmo e fazer a varredura no armazenamento do aparelho, mas não é o único e também não é à prova de falhas.
Veja abaixo todas as orientações dos especialistas das empresas de segurança Psafe, Cipher e Kaspersky sobre como lidar em uma situação como essa.
Acabei de clicar, e agora?

Fique atento a situações atípicas

Mesmo depois, instale um antivírus

Faça backup de todos os arquivos

Recupere o sistema

Troque suas principais senhas

Consulte um especialista
Resolvido. Como evitar outro?

Tenha cuidado na navegação

Não instale conteúdo pirata
Receba notícias pelo Facebook Messenger
Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.
Veja também
-
Programa roubou logins e senhas de mais de 1 milhão de contas do Google
-
Cuidado! Golpe no Facebook Messenger rouba senhas e sequestra contas
-
-
Mais de 412 milhões de contas em sites para maiores de 18 anos são expostas
-
Fique ligado! Nova ameaça no WhatsApp promete espionar amigos no app
-
Golpe no WhatsApp sobre chamada de vídeo para iPhone atinge 100 mil pessoas
-
Como funciona o app "ultrasseguro" de mensagens usado por Snowden