Dicas de Tecnologia

Combine Excel e Google Docs para compartilhar e editar planilhas

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Quem trabalha em grupo ou sozinho pode sincronizar o Excel com as planilhas do Google. Além de compartilhar arquivos e visualizá-los em diferentes dispositivos, a vantagem dessa combinação é a atualização das informações pelo Google enquanto um dos usuários altera o documento pelo Excel.

Aqueles que não têm o pacote Office instalado podem usar o Editor do Office, uma extensão para o Chrome (http://zip.net/bhtw0V), para visualizar e editar documentos do Word, Excel e PowerPoint.

Veja abaixo como migrar suas planilhas do Excel para o Google Docs e vice-versa: 

Reprodução
Reprodução

1.

Para compartilhar um arquivo, abra uma nova planilha no Google e selecione "Upload" em "Importar arquivo". Faça o upload apenas arrastando a planilha de seu computador para o navegador.
Reprodução
Reprodução

2.

Depois de transferir a planilha, selecione os contatos que terão permissão para visualizar, editar ou comentar o arquivo.
Reprodução
Reprodução

3.

Editar e trocar informações combinando Excel e Google só é possível em planilhas que foram publicadas na web. Por isso, clique em "Arquivo", no topo esquerdo da tela, e selecione "Publicar na Web". Copie o link gerado pelo Google que surgirá no pop-up.
Reprodução
Reprodução

4.

Abra uma planilha do Excel e selecione "Obter dados da web", na aba "Dados" do topo. Surgirá uma nova janela. Nela, cole o link gerado pelo Google. Clique em" Ir" e, depois, em "Importar". Lembre-se, o Excel vai importar apenas os arquivos que foram selecionados como "Publicar na Web".
Reprodução
Reprodução

5.

Trabalhe na planilha livremente, ela será atualizada pelo Google.
Reprodução
Reprodução

6.

Feita as alterações, clique em "Atualizar tudo", na aba "Dados", e aguarde que ela seja publicada. Assim, as outras pessoas do seu grupo de trabalho terão acesso às informações e também poderão fazer novas modificações.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos