Vaza, Zuck! Crie listas de amigos e páginas e assuma o controle do Facebook

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

Já explicamos como você consegue "burlar" o algoritmo do Facebook de diversas formas. Afinal, a rede social de Mark Zuckerberg é regida por algoritmos que definem por você, sob critérios misteriosos, quais as histórias mais populares e interessantes "para você", influenciadas por suas conexões e interações (curtidas, reações e comentários).

Para quem cansou dessa ditadura e quer ter (algum) controle sobre o que é mostrado no feed, demos cinco dicas preciosas para virar o jogo:

  1. mude a visualização padrão
  2. priorize os amigos e grupos que mais gosta
  3. oculte publicações de quem não gosta
  4. adote o feed de páginas
  5. crie listas

VEJA TAMBÉM:

Com as listas, você pode ver só o que determinados amigos e/ou páginas posta ou separar notícias de determinados assuntos. E o que é melhor, as listas mostram as postagens sem seleção de algoritmo, sempre ordenando pelas mais recentemente.

Como criar as listas

Reprodução
Reprodução

1.

Para criar uma nova lista, você precisa acessar o Facebook pelo site. Clique em "Lista de amigos" na parte "Explorar" da barra da lateral esquerda. Depois, clique em "Criar lista". Esse primeiro passo vale tanto para listas de amigos quanto de páginas. Você não consegue criar listas pelo app, mas as que você criar via site aparecem no celular (clique no ícone que leva até as configurações e procure por "Feeds").
Reprodução
Reprodução

2.

Aqui você dá um nome à lista e já pode incluir algumas pessoas, no campo "membros", digitando o nome de cada uma delas. O Facebook poderá autocompletar com sugestões. Mas, se for uma lista de páginas, pule para o passo 4. Ao final desta tela, clique em "Criar".
Reprodução
Reprodução

3.

Você será levado ao novo feed da lista criada. A princípio não aparecerá nada, mas à medida que as pessoas (ou páginas) forem postando, ele será alimentado com os posts em ordem cronológica, dos mais novos aos mais velhos.
Reprodução
Reprodução

4.

Mais à direita na tela, aparecerão os membros da lista e um campo para incluir mais pessoas. No caso de páginas, será neste passo que você vai poder incluí-las. Mas você precisa já ter curtido a página desejada antes.

Como editar e excluir as listas

Reprodução
Reprodução

5.

Voltando à página "Listas de amigos" (ver passo 1), encoste o ponteiro do mouse em uma pequena engrenagem ao lado de cada lista criada. Lá, você pode excluir a lista.
Reprodução
Reprodução

6.

Ao entrar em um "feed" de uma lista já criada, você pode clicar no link "Ver todos" e gerenciar os membros.
Reprodução
Reprodução

7.

Clique no "x" em cada pessoa ou página da lista para retirar. No campo "pesquisar", você pode buscar pelas pessoas ou páginas. Há ainda um menu "drop-down" à esquerda para você filtrar amigos, páginas ou quem/o que você está apenas seguindo.
Reprodução
Reprodução

8.

Novamente na página do feed de uma lista já criada, há um menu "drop-down" chamado "Gerenciar lista", onde você pode renomear, editar ou excluir a lista.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos