Dicas de Tecnologia

Configurações secretas podem deixar o seu Android mais rápido; veja

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Tela de configurações do Android

    Tela de configurações do Android

Quanto mais velho é o seu smartphone, mas lento ele tende a ficar. Isso, no entanto, não quer dizer que você seja obrigado a conviver com a lentidão até que tenha dinheiro para trocar o aparelho por um mais novo. Há algumas configurações secretas no Android que podem dar um bom upgrade em seu aparelho e deixá-lo até duas vezes mais veloz. 

- Celular lento? Esgote recursos do smartphone antes de apelar para a troca

Trata-se de um menu especial ao desenvolvedor, que fica oculto aos usuários. O espaço conta com três configurações que controlam a rapidez das animações, com participação direta no desempenho do smartphone.

Vale lembrar que o hardware é sem dúvida o principal responsável pela agilidade do dispositivo, mas não é o único. O software também desempenha um importante papel, assim como gráficos, que marcam as mais variadas transições no uso do aparelho. Ou seja, a cada clique, algum tipo de animação faz a transição da interface do usuário de uma tela para a outra.

Até podem parecer imperceptíveis, mas essas pequenas animações nem sempre são tão rápidas. Portanto, ao ajustar esse recurso, você pode dobrar a velocidade dele e, consequentemente, tornar o seu telefone muito mais rápido do que era antes. Veja como:

Reprodução
Reprodução

1.

Em "Configurações", vá até a opção "Sobre o dispositivo"

2.

Procure por "Número de Compilação" e clique sobre ele sete vezes repetidamente. Uma mensagem com a ativação do modo desenvolvedor foi ativado

3.

Volte em "Configurações" e clique sobre o novo botão: "Opções do desenvolvedor"

4.

Em "Opções do desenvolvedor", role a página até encontrar as seguintes configurações: "escala de animação da janela", "escala de animação de transição" e "escala de duração da animação"

5.

Por padrão, cada uma das configurações é definida como 1x. Abra uma por uma e altere de 1x para 0.5x ou simplesmente desative o recurso, clicando na opção "desligada"

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos