Conheça 10 tipos de filtros de rosto para "lacrar" nas redes sociais

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Começou com o Snapchat e depois foi copiado no Instagram, no Facebook e no Messenger. Quem acompanha o UOL Tecnologia já está careca de saber da epopeia entre o Snapchat e o Facebook. Mas o importante para o usuário é que todos eles estão cheios de filtros de rosto, que usam até tecnologia de realidade aumentada, bem malucos para usar e abusar nas redes sociais.

Muitos deles ficam nos aplicativos por muito tempo, como os clássicos filtros de cachorrinho ou de flores do Snapchat. Outros ficam por um bom período, mas desaparecem mesmo assim - não achamos mais o psicodélico "vômito arco-íris". E outros ficam pouco tempo, só para sentir o gostinho. Muitos desses últimos estão associados a algum lançamento de filme, série ou game - são um grande negócio, no fim das contas,

Veja também: 

Enfim, para você que ainda não surfou nesta onda, que tal conhecer os tipos de filtros mais usados?

10 filtros para você "lacrar" nas redes sociais

Reprodução
Reprodução

Fofura

Flores na cabeça (ao lado, o do Snapchat), uma maquiagem extra ou até plumas. O objetivo aqui é deixar você o mais cuti-cuti possível. Não à toa, são os filtros favoritos da mulherada.
Reprodução
Reprodução

Bichos

Uma variação de sucesso no quesito fofura ganha uma atenção extra: as máscaras de bichos. Cachorro (ao lado, o do Snapchat), gato, veado, peixe... Vale tudo para te deixar mais próximo da natureza, com direito a truques como lambida de cachorro quando você abre a boca.
Reprodução
Reprodução

Interação com amigos

Nesses aqui você é convidado a chamar um amigo para interagir contigo e o app faz o resto. Um exemplo clássico é o da troca de rosto (ao lado, o do Snapchat), que costuma render resultados bem surreais.
Reprodução
Reprodução

Algo te seguindo

Há solzinho e nuvem te seguindo (ao lado, o do Snapchat), mas pode ser uma abelha, um cupido querendo te flechar...
Reprodução
Reprodução

Estilo "cool"

Alguns deles nem são tão bobinhos e até te deixam mais estiloso (dependendo do seu gosto, claro), como os de óculos Ray-Ban (ao lado, o do Messenger), ou aqueles de cartola e bigode (do Instagram).
Reprodução
Reprodução

Tema nerd

Esses costumam ser efêmeros, mas vale dar uma cavada para achar novos. O do lado é do Star Wars, visto no Facebook.
Reprodução
Reprodução

Detalhe de rosto

Esses aqui remetem ao Pablo, do quadro "Qual é a Música?" do "Programa Silvio Santos". São detalhes bicho-grilo que realçam seu estado de espírito, como o arco-íris (ao lado, o do Instagram).
Reprodução
Reprodução

Alterador de realidade

Esse aqui cria umas sensações meio loucas tanto no seu rosto quanto no ambiente ao redor. Que tal perder as noções de cores? Este ao lado é do Facebook.
Reprodução
Reprodução

Alterador de rosto e voz

Esses estão entre os mais doidos. Eles costumam alterar radicalmente os contornos do seu rosto ou manipular o timbre de voz para alcançar resultados surreais. Ao lado, o do Snapchat.
Reprodução
Reprodução

Em ação

Outro sucesso destes apps são os filtros em que você interpreta um papel ou ação em determinada situação, como o motoqueiro que arranca a toda velocidade quando você abre a boca.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos