Dicas de Tecnologia

Conheça apps para fazer a bateria do seu celular durar mais tempo

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

As baterias não seguiram a evolução dos celulares. Com tantos recursos tentadores disponíveis para os smartphones, fica difícil controlar o consumo de energia, que ainda é bem limitada nesses aparelhos. O que acontece na prática é que a telefonia móvel fica cada vez mais fixa, plugada na tomada. Muitos gadgets e apps surgiram para tentar contornar esse problema. 

Antes de escolher um aplicativo, procure esgotar os recursos do seu smartphone. Diminuir o brilho da tela, fechar aplicativos, apelar para o Modo Avião quando estiver apenas jogando ou assistindo a vídeos e desligar o Bluetooth e o Wi-fi são alguns dos macetes.

Outra possibilidade é a de que a pouca durabilidade da energia está relacionada à saúde de sua bateria. Talvez ela esteja dando sinais de que não irá sobreviver por muito tempo. No Android, tecle no discador do telefone o código * # * # 4 6 3 6 # * # * (sem os espaços) e surgirá informações sobre o estado de sua bateria. Entretanto, vale lembrar que a dica não serve para todos os modelos.

Também é razoável verificar visualmente se há algo de errado. Muitos problemas são tão óbvios que dispensam um grande conhecimento técnico, como a coloração e o desgaste dos pontos metálicos de contato.

Algumas baterias incham. Retire a bateria e a coloque sobre uma superfície plana. Se ela estiver abaloada, rodará com um simples peteleco. É  necessário substituí-la. Os dispositivos com células de energia internas passam igualmente por desgaste e podem ser trocadas por assistência técnica especializada.

Antes de escolher um novo aparelho, verifique o número de miliampère-hora (mAh) de seu smartphone. Essa informação costuma estar escrita na própria bateria ou no manual de instruções. Se a eficiência de sua bateria deixa a desejar, evite comprar um que tenha amperagem menor. Na troca por um smartphone de mesmo sistema operacional (Android, IOS, Windows), o consumo deve permanecer inicialmente semelhante.

Os apps listados abaixo têm versões gratuitas. Evite instalar mais de um ao mesmo tempo, teste e descubra qual deles se encaixa melhor no seu perfil. Se a economia for pouca, lembre-se de que o próprio aplicativo que controla o consumo de energia também gasta um pouco de bateria, provocando um paradoxo.

Reprodução
Reprodução

Deep Sleep Battery Saver

Deep Sleep Battery Saver usa uma técnica curiosa para economizar bateria: quando você não está usando o seu smartphone, ele entra em sono profundo. Assim, Wifi, 3G e apps, por exemplo, ficam parados ou desligados. Esse app traz cinco perfis pré-definidos, do mais leve ao mais agressivo, que você pode alternar conforme a necessidade. Usuários avançados são capazes de editar um perfil. É bom lembrar que durante o sono profundo as notificações chegam com atraso.
Reprodução
Reprodução

DU Battery Saver

Além de economizar bateria, com fechamento automático de aplicativos, o DU Battery Saver apresenta a opção carregamento saudável e dicas para uma carga correta, que aumenta a vida útil da bateria. O DU Battery Saver não requer acesso root (desbloqueio do sistema Android), mostra o tempo estimado para o fim da bateria e permite que você crie seu próprio perfil de consumo, adequado à sua rotina.
Reprodução
Reprodução

Battery Doctor

Simples e eficiente, o Battery Doctor calcula o tempo restante de energia, temperatura, apresenta informações com gráficos sobre o estado físico de sua bateria e traz funções pra resguardá-la. Com a opção "poupar bateria" e a possibilidade para desligar automaticamente e limpar os aplicativos em segundo plano, o Battery Doctor notifica quando a bateria estiver acabando.
Reprodução
Reprodução

PowerPro

O PowerPro desativa recursos e apps em segundo plano, ajusta brilho e, principalmente, dedura os apps que mais consomem a sua bateria. Talvez você nem se lembre ou saiba que eles existem. Nas configurações, é possível escolher o "modo balanceado" e o "modo ultra", dependendo de sua necessidade e perfil de consumo, e propõe o recarregamento em três etapas.
Reprodução
Reprodução

ZDbox

Depois de finalizar tarefas e monitorar o uso da bateria, o ZDbox elimina elementos dispensáveis e dados de navegação, desliga todos os avisos sonoros e desinstala aplicativos ou os move para o cartão SD. O app é útil para economizar energia e para limpar seu smartphone. Segundo o desenvolvedor, 20 milhões de pessoas usam ZDbox.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos