Esses são os livros que Bill Gates quer que você leia neste inverno

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

Bill Gates: gênio, bilionáriofilantropo, fundador da Microsoft e um leitor voraz. Um dos sujeitos mais respeitados da tecnologia nutre há alguns anos um hábito fofo: sugerir leituras para seus fãs, principalmente no fim do ano e agora, no verão do Hemisfério Norte (inverno aqui no Brasil).

As recomendações de livros de Gates dizem um pouco sobre seus interesses recentes e que assuntos ele gostaria que pôr em pauta. Ele deixa isso bem claro em seu blog, "Gates Notes".

VEJA TAMBÉM:

"Várias das minhas escolhas lidam com grandes questões. O que faz um instante de gênio? Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? De onde vem a humanidade e para onde estamos indo?", indagou o pai do Windows.

As grandes questões vão desde a vida e obra de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da Humanidade até como um manual de como todos nós podemos fazer a diferença do mundo.

Veja abaixo o "clube da leitura" mais recente de Gates e suas explicações para cada escolha. Os nomes mantidos em inglês ainda não são vendidos no Brasil.

Divulgação
Divulgação

"Leonardo da Vinci", Walter Isaacson

"Acho que Leonardo foi uma das pessoas mais fascinantes de todas. Embora hoje ele seja mais conhecido como pintor, Leonardo tinha uma gama de interesses absurdamente ampla, da anatomia humana ao teatro. Isaacson faz o melhor trabalho que eu já vi de reunir as diferentes vertentes da vida de Leonardo e explicar o que o tornou tão excepcional. Uma sequência digna das grandes biografias de Isaacson sobre Albert Einstein e Steve Jobs".
Divulgação
Divulgação

"Everything Happens for a Reason: And Other Lies I've Loved", Kate Bowler

"Quando Bowler, professora da Duke Divinity School, é diagnosticada com câncer de cólon em estágio IV, ela começa a entender por que isso aconteceu. É um teste ao seu caráter? O resultado é um livro de memórias surpreendentemente engraçado e surpreendente sobre a fé e para enfrentar sua própria mortalidade".
Divulgação
Divulgação

"Lincoln no Limbo", George Saunders

"Eu achava que sabia tudo o que precisava saber sobre Abraham Lincoln, mas esse romance me fez repensar partes de sua vida. Ele mistura fatos históricos da Guerra Civil com elementos fantásticos --é basicamente uma longa conversa entre 166 fantasmas, incluindo o falecido filho de Lincoln. Tive uma nova visão do modo como Lincoln deve ter sido esmagado pelo peso da dor e da responsabilidade. Este é um daqueles livros fascinantes e ambíguos que você vai querer discutir com um amigo quando estiver pronto".
Divulgação
Divulgação

"Origin Story: A Big History of Everything", David Christian

"David criou meu curso favorito de todos os tempos, "Big History". Ele conta a história do universo desde o 'big bang' até as sociedades complexas de hoje, tecendo ideias e sacadas de várias disciplinas em uma única narrativa. Se você ainda não leu "Big History", o "Origin Story" é uma ótima introdução. Se você já leu, é uma grande atualização. De qualquer forma, o livro vai deixar você com uma apreciação maior do lugar da humanidade no universo".
Divulgação
Divulgação

"Factfulness", Hans Rosling, com Ola Rosling e Anna Rosling Ronnlund

"Eu tenho recomendado este livro desde o dia em que saiu [Nota: de fato, a editora pôs na capa do livro um elogio de Gates como autopromoção]. Hans, o brilhante palestrante de saúde global que morreu no ano passado, dá a você uma maneira inovadora de entender as verdades básicas sobre o mundo --como a vida está melhorando e onde o mundo ainda precisa melhorar. E ele entrelaça anedotas inesquecíveis de sua vida. É uma palavra final apropriada de um homem brilhante e um dos melhores livros que já li".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos