Dicas de Tecnologia

Dez funções do Telegram que vão deixar saudade (pra quem voltou pro Whats)

Do UOL, em São Paulo

Durante as 25 horas em que o WhatsApp ficou fora do ar no Brasil, o Telegram alcançou mais de 7 milhões de usuários. Com a volta do app americano, não se sabe quantos dos novatos manterão o aplicativo russo instalado (ou em uso). Mas há algumas funções do Telegram que prometem deixar saudade. Veja: 

Reprodução
Reprodução

1. Stickers

Um dos principais recursos e diferenciais do Telegram em relação ao WhatsApp são os stickers, adesivos decorativos que incrementam as formas de expressar sentimentos e levam mais diversão para os bate-papos. Além das 50 opções já instaladas no aplicativo, é possível ampliar a sua galeria de stickers com o uso de outros aplicativos, copiando a coleção dos amigos ou até com as suas próprias criações.
Reprodução
Reprodução

2. Comandos inteligentes

O aplicativo russo é um pouco mais inteligente que o concorrente e, por meio de alguns comandos, permite que você faça buscas na internet sem sair do app. Digitando @gif na barra de conversa, por exemplo, o Telegram abre uma pesquisa (através do site Giphy) e localiza a imagem animada de acordo com a palavra-chave digitada em seguida. É possível usar outros comandos, como @vid (que busca vídeos), @pic (que busca fotos), @wiki (que busca artigos do Wikipedia), entre outros.
Reprodução
Reprodução

3. Conversas em grupos mais dinâmicas

Há ainda uma maior dinâmica das conversas em grupo realizadas pelo Telegram. O app possibilita mencionar respostas diretas a determinado usuário, evitando desentendimentos entre os integrantes e favorecendo a diversidade dos assuntos. É possível também mencionar o nome do contato para que ele seja notificado sobre sua mensagem imediatamente.
Reprodução
Reprodução

4. Grupos maiores

Enquanto o Whatsapp suporta 256 membros em seus grupos, o Telegram comporta até 5.000 pessoas em um mesmo grupo. Pode até parecer um número desnecessário, mas dependendo do uso ou motivo, isso pode ser uma grande vantagem.
Reprodução
Reprodução

5. Conversas secretas

Outro atrativo do Telegram é a possibilidade de se criar bate-papos secretos, um recurso ainda inexistente no Whatsapp. Os usuários podem determinar o tempo que a conversa em questão vai durar, para que ela seja destruída automaticamente quando a hora chegar.
Getty Images
Getty Images

6. Leve e ágil

Como é arquitetado "na nuvem", todos os arquivos e dados das conversas são armazenados em servidores em rede, ocupando, assim, menos espaço na memória interna do smartphone. Ao contrário do WhatsApp, que registra tudo localmente. Isso torna o Telegram bem mais rápido e leve do que o concorrente.
Reprodução
Reprodução

7. Suporta mais arquivos

Enquanto o compartilhamento de arquivos no Whatsapp é limitado --em relação aos tipos de mídia e ao tamanho dos arquivos--, o Telegram suporta qualquer formato de mídia e permite o compartilhamento de arquivos de até 1,5 GB.
Reprodução
Reprodução

8. Oculta seu número nas conversas em grupo

Para evitar que desconhecidos fiquem sabendo seu número de telefone, o Telegram permite que você oculte essa informação de membros de grupos que não estão entre seus contatos.
Reprodução
Reprodução

9. Busca por links nos bate-papos

Além de reunir imagens e vídeos compartilhados, diferentemente do WhatsApp, o app agrupa as páginas de internet que foram citadas durante suas conversas. E aí fica muito mais fácil achar o link que seu amigo passou no meio da conversa.
Reprodução
Reprodução

10. Player embutido

É possível ainda assistir vídeos de sites como YouTube, Vimeo e Soundcloud sem precisar sair do app. Ao enviar o link de uma dessas páginas, por exemplo, o app o transforma automaticamente em um player multimídia. Algo similar ao que acontece no Facebook, mas não no WhatsApp.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos