Do tubo à tela plana: como evoluiu a TV dos anos 50 até hoje

Do UOL, em São Paulo

Por décadas, a televisão tem sido um dos principais - senão o principal - meio de comunicação do mundo, trazendo informação e entretenimento audiovisual a bilhões de pessoas.

Com o passar dos anos, porém, a tecnologia envolvendo a TV mudou radicalmente, de antenas e tubos catódicos até telas planas e sinais digitais.

Por isso, UOL Tecnologia separou em imagens alguns dos principais avanços feitos nas imagens da televisão, dos anos 50 até hoje.

Veja também:

1950: TV tubo entra na casa do cidadão médio dos EUA

Apesar de a tecnologia de transmissão de sinais audiovisuais ser estudada desde o século 19, e de sinais de TV existirem desde os anos 1930, a TV só se popularizou no pós-Segunda Guerra. Nesta época, os televisores captavam os sinais de transmissão por antenas, reproduzindo-os para a tela via um tubo de raios catódico. Como dá para ver na imagem acima, as imagens eram em preto e branco, com um granulado significativo. Foi nesta era que surgiram programas como "Além da Imaginação" e "I Love Lucy", além do "The Honeymooners" (foto), que ainda serve como base para muitas sitcoms familiares.

1960: Primeiras imagens coloridas não eram vistas

Foi nessa época que surgiram as primeira imagens coloridas, mas como os aparelhos que podiam transmitir cores eram extremamente caros, a maioria do público manteve suas TVs em preto e branco. Em 1964, por exemplo, a icônica apresentação dos Beatles no "The Ed Sullivan Show" foi vista em preto e branco.

... até que a TV a cores ficou barata

No fim da década, a TV a cores barateou e começou a chegar para mais pessoas, especialmente em países como os Estados Unidos. Como dá para ver na imagem acima, a série original de "Star Trek" tinha cores -- bem pouco vibrantes comparada às imagens de hoje em dia.

1970: Copa do Mundo colorida

A Copa do Mundo de 1970 é memorável não só pelo tricampeonato do Brasil, mas também porque consolidou a TV a cores. Foi o primeiro grande evento mundial a ser visto desta forma. Mesmo assim, a transição demorou mais alguns anos --particularmente em países mais pobres, como o Brasil--, mas nos anos 1980 e 1990 as TVs em preto e branco haviam praticamente desaparecido.

2000: surgem as TVs de tela plana

O próximo grande salto tecnológico envolvendo a TV demorou décadas para acontecer. Em meados dos anos 1980, empresas japonesas começaram a adotar o sinal digital no lugar do analógico para conseguir transmitir uma quantidade de dados significativamente maior. Foram décadas de desenvolvimento, até que as TVs de tela plana --com versões em plasma e LCD-- ganhassem as lojas, trazendo imagens mais vívidas. Antes, o sistema de escaneamento progressivo aparecia apenas em monitores de computador.

LCD e LED vencem a batalha

Apesar de ter uma qualidade de imagem melhor que as telas de LCD, as TVs de plasma perderam espaço no mercado, porque os primeiros aparelhos apresentaram problemas. Com a chegada dos televisores de LED, a diferença na qualidade da imagem diminuiu significativamente.

O agora: OLED e 4K

Atualmente, a tendência é a popularização das telas OLED --que, ao contrário do LCD e LED, não requer uma iluminação traseira -- e das TVs com tela em resolução 4K. Essas duas configurações garantem mais contraste, brilho e melhor reprodução de preto e cores escuras. A qualidade da imagem é, teoricamente, quatro vezes melhor que imagens em Full HD.

O futuro: o 8K e a "Internet das Coisas"

Fabricantes como a Samsung e a LG já planejam os próximos passos para o futuro do mercado de televisores, com telas Micro LED e a novas funcionalidades. Na CES 2018, a maior feira de eletrônicos do mundo, nos foi apresentada a TV OLED de 88 polegadas com 8K de resolução, ou seja, Ultra Full HD.

Mas a principal tendência no mercado de eletrônicos atualmente é a famosa IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, uma tecnologia que integra os eletrônicos da casa de modo que os aparelhos sejam cada vez mais simples e intuitivos na sua utilização. E as TVs passam a ser a principal interface de conexão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos