Dicas de Tecnologia

Evite erros no Tinder e prepare-se para um match

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

A popularidade do Tinder, aplicativo de relacionamento que combina dados pessoais e geolocalização, faz com que a possibilidade de encontrar companhia próxima a você seja grande. Se um match não acontece com frequência, é bom revisar seu perfil e rever algumas de suas escolhas.

Veja, abaixo, dez erros no uso Tinder que podem atrapalhar um encontro.

1. Não confunda marketing pessoal com fraude

Para encontrar um par, é claro que ressaltamos nossas melhores características. Nada de errado com isso. No entanto, a intenção de quem usa o Tinder é ter encontros físicos reais, por isso sinceridade nas fotos e no texto é fundamental para uma boa experiência. Caso goste do Photoshop, mesmo que saiba usá-lo bem, poupe as alterações. Você pode enganar alguém com uma foto alterada, mas a mentira não vai durar muito e o encontro será decepcionante.

2. Prepare a sua biografia

Em seu perfil, faça um texto direto que exponha seus interesses, hobbies e o que mais for importante saber sobre você. Sem erros de português, seja breve, natural e não minta (mesmo que sinta uma coceirinha para exagerar em algum ponto). Colocar trechos de livros, poesias ou falar mal do ex também afastam pretendentes. Se a sua biografia estiver vazia, por mais interessante que você realmente seja, terá menos chances de um match.

3. Capriche nas fotos, mas nem tanto

Escolha mais de uma foto. Em retratos, evite as que cobrem partes de seu rosto, como grandes óculos escuros, por exemplo. Coloque, de preferência, imagens nítidas, sem muitos filtros, e pelo menos uma de corpo inteiro. Fuja das fotos com muitos amigos, elas podem confundir. Selfies em frente ao espelho do banheiro e excesso de biquinhos podem pegar mal. Imagens assim são tão comuns que tornam você só mais um usuário do Tinder. Não exagere nas fofices, como fotos com bebês ou com filhotes de cães e gatos. Há um limite tênue entre o fofo e o piegas. Tente se destacar pela concorrência sem ser muito "diferentona" ou "diferentão".

4. Não confunda o Tinder com o Instagram

Tinder e Instagram combinam bem. No Tinder, três fotos podem dar conta do recado. Caso queira mostrar mais imagens de como você e sua vida são interessantes, compartilhe seu Instagram, principalmente se você costuma atualizá-lo com frequência. Assim, você sempre terá coisas novas para mostrar.

5. Seja honesto com suas intenções

Se você busca um relacionamento sério, não diga que quer sexo casual. Se quer apenas sexo, não diga que procura namoro. Ninguém gosta de ser enganado, nem você.

6. Lembre-se: todo dia é dia

Seja numa segunda-feira de sol, num domingo chuvoso ou na balada de sábado, fique de olho no Tinder: sempre pode aparecer alguém interessante. Quando estiver viajando, procure companhia para conhecer a cidade e o que ela tem a oferecer.

7. Não se acanhe

Sempre que encontrar alguém atraente, não se envergonhe de arriscar. Só abrindo esse espaço você terá um match. É como em uma paquera convencional, você pode lançar olhares que serão retribuídos ou não. Se você não mostra interesse, suas chances são menores.

8. Educação é um princípio básico

Usar um app de paquera não significa necessariamente que quem está do outro lado está "subindo pelas paredes". Mesmo que seu interesse seja sexo casual, evite o vocabulário chulo e respeite os limites.

9. Não se precipite

Quando o chat estiver aberto, não há necessidade de escrever até os dedos sangrarem. Converse com calma e dê espaço para que o outro também fale. Não inicie uma conversa com clichês: a primeira impressão pode ser a última. Não cobre respostas rápidas e espere que ambos estejam preparados para um encontro.

10. Não se esqueça do conselho da mamãe

Ainda não inventaram um aplicativo que expõe o caráter de uma pessoa. Por mais que o Tinder indique um match, não quer dizer que o outro tem as mesmas intenções que você. Evite se abrir demais e revelar informações importantes de seu cotidiano, como o local de trabalho. Marque o encontro em um lugar público e pesquise se a pessoa é quem ela diz que é. Para isso, busque informações em outras redes sociais, por exemplo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos