Dicas de Tecnologia

Cansou das polêmicas? Veja cinco formas de deixar o Facebook mais legal

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters

O Facebook lançou no final de julho duas extensões oficiais para o navegador Chrome que oferecem alguns recursos bem úteis: o "Save to Facebook" faz com que você consiga guardar o link de algum site com conteúdo interessante para ler ou ver mais tarde, em um horário mais tranquilo. Já com o "Share to Facebook" você compartilha um conteúdo legal na rede social, com um simples clique.

Essas extensões são um bom exemplo de potenciais pouco explorados no Facebook. Afinal, o chamado feed de notícias --e sua rolagem infinita-- é o que monopoliza as atenções assim que você entra na página.

O Facebook ainda fez uma recente mudança no algoritmo  para deixar ainda mais evidentes as postagens de amigos e parentes.

E, como você deve saber, nem sempre esse pessoal publica os assuntos mais interessantes.

Então, se você cansou de discussão que acaba em briga, imagem de autoajuda, piadas ruins, textões mal formulados sobre a crise política e provocações sobre futebol, damos aqui cinco sugestões do que fazer para escapar desses clichês.

Reprodução
Reprodução

Revista

Aqui há duas formas de transformar seu Facebook em uma boa fonte de conteúdo e informação interessante. Uma delas é seguir várias páginas de sites de notícias ou entretenimento. No menu da página principal do Facebook, que fica à esquerda da tela, clique em "Páginas e figuras públicas" (no detalhe à esquerda, na imagem acima). Na timeline aparecerão apenas as atualizações dessas páginas. Outra forma é salvar páginas interessantes com a extensão "Save to Facebook" e mais tarde acessar esse conteúdo no link "Salvos" do menu (no detalhe à direita, na imagem acima).
Reprodução
Reprodução

Agenda

Você já deve ter recebido no Facebook convites para eventos (públicos ou privados) criados por amigos ou indicados por eles. Você também pode fazer isso, inclusive criar eventos privados e sem convidados que servirão apenas para te lembrar de algum compromisso. No link "Eventos" (no detalhe à esquerda, na imagem acima), você é levado a um calendário com todos os eventos em que está envolvido.
Reprodução
Reprodução

Grupos de discussão

Ok, você acha que já existe discussão demais no Facebook e não quer se meter em mais nenhuma. No entanto, o lance aqui é diferente: existem grupos fechados que discutem apenas o tema proposto por seus criadores, com regras e sem muita conversa fiada paralela. O Orkut tinha isso, lembra? Acesse-os pelo menu principal, no link "Grupos". Ainda não participa de nenhum grupo legal? Dentro do "Grupos", clique na aba "grupos sugeridos" ou procure por palavra-chave no campo de busca da rede social (no alto da tela).
Reprodução
Reprodução

Jogos

Ainda no menu principal, o link "Jogos" traz uma infinidade de games que usam a plataforma do Facebook. Não espere nada no nível de detalhamento de um game do XBox One ou do Playstation 4, mas há joguinhos divertidos, como "Candy Crush" ou "Song Pop". Alguns podem ser integrados com o app do jogo instalado no celular.
Reprodução
Reprodução

Televisão

O Facebook Live foi um dos grandes lançamentos da empresa neste ano. Com ele, você faz sua própria transmissão ao vivo de maneira descomplicada. No menu principal, clique em "Vídeo ao vivo" e você será levado a um mapa-mundi onde os pontos azul mostram streamings em tempo real. Clique em um ponto e comece a assistir. Se não gostou, é só "mudar de canal", ou seja, escolher outros vídeos nas opções que aparecem na parte de baixo da tela.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos