Gosta de tecnologia? 7 filmes e séries na Netflix pra você pirar

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Black Mirror é só uma entre várias opções na Netflix

    Black Mirror é só uma entre várias opções na Netflix

Não é de hoje que a tecnologia inspira a sétima arte. Vivemos imaginando como ela vai afetar nosso futuro, positiva e negativamente. Claro que quando o papo é esse, o primeiro título que vêm à mente é Black Mirror, mas não se limite a ele.

Se você curte o tema, não faltam séries e filmes para você acompanhar na Netflix.

O combo ficção + tecnologia está em alta e permeia alguns dos principais sucessos do serviço de streaming. Então, aproveite!

Veja também:

Altered Carbon (2018)

Lançamento recente na Netflix, a série de ficção científica tem como pano de fundo um futuro em que humanos podem armazenar sua consciência em uma cápsula e trocar de corpo para evitar a morte. Um dos personagens é acordado após 250 anos com a missão de desvendar um assassinato. Na série, estão presentes tecnologias baseadas em inteligência artificial, big data e realidade virtual.

"O tema central é o transhumanismo, movimento filosófico e científico que tem como objetivo permitir que a humanidade atinja um patamar superior a partir da tecnologia com o objetivo de transcender as limitações do corpo. Toda a trama se passa em torno da ética em fazer o upload de consciência em uma sociedade na qual alguns têm muito dinheiro e podem viver para sempre, enquanto a maior parte continua sem poder usufruir dessas condições", conta Kadu Vido, especialista em inteligência artificial e robótica da Udacity.

Ex_Machina: Instinto Artificial (2015)

Um programador entra em um concurso promovido pela empresa em que trabalha e, após vencer, ganha o direito de passar uma semana na casa do presidente da companhia. Lá, é envolvido em um experimento com a mais nova invenção da empresa: um robô baseado em inteligência artificial chamado Ava.

"Ava traz à tona o conceito de AGI (artificial general intelligence). Ao contrário da maior parte das inteligências artificiais de hoje, que são desenvolvidas para executar uma tarefa específica, uma AGI pode ser definida como uma inteligência comparável à humana, capaz de aprender múltiplas tarefas e expandir suas próprias habilidades indiscriminadamente. No filme, a robô foi criada para interagir com seres humanos e, inclusive, conseguir se passar por um", aponta o especialista.

Transcendence - A Revolução (2014)

Com Johnny Depp, o filme mostra um cientista especializado em inteligência artificial que sofre um atentado de um grupo de terroristas anti-tecnologia. Antes de morrer, o cientista tem sua consciência transferida para um computador, o que garante que seu conhecimento seja salvo. O pesquisador então pede para ser conectado à internet em busca de mais conhecimento e poder, decisão que pode trazer muitos riscos.

"Este é um outro caso de upload de consciência, uma vez que o personagem central decide deixar seu corpo e conectar sua inteligência a uma máquina. O dilema ético presente neste filme é que sua intenção passa a ser dominar o planeta e, devido à sede de poder, não mede esforços e passa a atacar qualquer pessoa que se opõe a seus planos", explica Kadu.
Divulgação
Divulgação

Scorpion (2014)

Série inspirada na história real do hacker irlandês Walter O'Brien, profissional da computador com um dos QIs mais altos já registrados até hoje (197, contra 160 de Einstein). O hacker é contratado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos para combater ameaças tecnológicas.

"Sua história é baseada em situações de ataques cibernéticos, ciberterrorismo e segurança na rede. Em um dos casos, por exemplo, um hacker invade todas as torres de controle aéreos da região e, para resolver essa situação, é preciso realizar um backup meticulosamente bem planejado para que nenhum software seja infectado", relata.

Ela (2013)

Filme com grande repercussão, mostra o relacionamento entre humanos e assistentes virtuais. Um escritor interpretado por Joaquin Phoenix acaba se apaixonando por uma interface que funciona apenas por voz, dublada por Scarlett Johansson. Tem início então uma diferente relação amorosa.

"Samantha é uma assistente virtual - uma tecnologia cada vez mais comum no nosso dia a dia. Diversas opções, como a Siri (Apple), Alexa (Amazon), Google Assistente (Google) e Cortana (Microsoft), já estão disponíveis no mercado para nos auxiliar em tarefas rotineiras, por meio de inteligência artificial, a relembrar compromissos, realizar compras ou reproduzir músicas. Spoiler: no filme ainda ocorre uma singularidade tecnológica", diz.

Black Mirror (2011)

Sucesso de audiência, a série britânica tem episódios com histórias únicas, ou seja, com começo, meio e fim. Todos são pautados em problemas com tecnologias que parecem até então benéficas --algumas das quais, para estarrecimento dos espectadores, bem próximas de algo que já convivemos atualmente.

"Em meio a diversas histórias baseadas em tecnologias futurísticas, vale destacar uma em especial: a de realidade aumentada. Na terceira temporada, os episódios 'Versão de testes' e 'Engenharia reversa' tratam desse tema. O primeiro conta a história de um viajante que se voluntaria a testar um novo jogo e acaba inserido dentro dele, enquanto o segundo traz a história de um soldado que tem a mente programada para matar um tipo específico de inimigo", explica Kadu.

Eu, Robô (2004)

O filme estrelado por Will Smith se passa no ano de 2035, quando robôs são usados por famílias como assistentes e empregados. Todos eles funcionam programados na Lei dos Robóticos, que impede a violência contra as pessoas. Quando um humano aparece morto e a suspeita recai sobre um robô, há uma preocupação generalizada sobre um possível domínio dos robôs sobre os humanos. Um detetive, então, passa a investigar o caso.

"No filme, por exemplo, existem carros autônomos, mas o personagem de Will Smith prefere dirigir manualmente seu carro. Também vale destacar que ele é um transhumano, pois passou por um aperfeiçoamento cibernético ao implantar um braço biônico. AGIs também estão presentes no enredo", conta.
Fonte: Udacity

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos