Instagram pode ganhar modo retrato em breve e mais notícias de Tec do dia

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

O Instagram tem um modo retrato escondido no código fonte. Uma análise feita pelo site TechCrunch revelou uma extensão de ícone de câmera com o nome "portrait_shut_icon.png", ao lado dos ícones do botão de transmissão ao vivo e de vídeo em reverso.

Os usuários especulam que o modo retrato vai permitir capturar imagens mais estilizadas e com efeito "bokeh", que deixa o fundo da foto desfocado.

Até o momento, o Instagram não confirmou a novidade, nem deu maiores informações sobre a nova função, como, por exemplo, quando será liberada para todos os usuários do aplicativo de fotografia.

VEJA TAMBÉM:

Em outras notícias de Tec que rolaram nessa terça-feira, um cientista acredita que o Tesla que o Elon  Musk mandou para o espaço pode infectar Marte e um robô arrumou um emprego como chapeiro numa lanchonete nos EUA. Confira!

Divulgação
Divulgação

Tesla enviado ao espaço pode infectar Marte, diz cientista

Em fevereiro, todo mundo adorou ver o Tesla Roadster pilotado pelo "Spaceman" através do espaço, com a Terra ao fundo e tudo o mais. Bem, quase todo mundo. O cientista Jay Melosh, da Universidade de Purdue, nos EUA, ficou mais preocupado com o risco de contaminação biológica que o veículo e o manequim representam para outros planetas.

Professor de ciências planetárias em Purdue, ele acredita que se houver um bioma nativo em Marte, esse ambiente corre o risco de ser contaminado por microorganismos levados a bordo do Tesla. "Os organismos da Terra seriam melhores adaptados, tomariam conta de Marte e contaminariam o planeta, então, jamais saberíamos como era a vida nativa lá. Ou os organismos terráqueos não estariam tão bem adaptados quanto os organismos marcianos? Jamais saberemos".

A divisão de proteção planetária da NASA garante que as chances do Tesla cair em um planeta são quase nulas. Mas reconhece que o carro e seu motorista não foram esterelizados antes do envio para o espaço, pois ela não regulamenta o lançamento de dispositivos que ficarão em órbita.
Divulgação
Divulgação

Esse robô trabalha de chapeiro numa lanchonete nos EUA

Um robô chamado Flippy começou a trabalhar nesta semana na cozinha de uma lanchonete em Pasadena, na Califórnia. Feito pela Miso Robotics, Flippy trabalha junto com seus colegas humanos na CaliBurger, onde é responsável por virar os hambúrgueres e tirá-los da chapa quando estão prontos. Flippy também coloca o hámburguer no pão, mas um colega humano é quem cuida dos outros ingredientes.

Flippy consegue preparar 300 hambúrgueres por hora. O robô monitora o preparo da carne com câmeras térmicas e 3D - e compartilha o progresso individual de cada lanche com os colegas, por meio de uma tela. Ele também lava as espátulas que usa para virar a carne e limpa a grelha no final do dia.

A rede CaliBurger planeja instalar outros robôs nas cozinhas de 50 restaurantes nos Estados Unidos.
Márcio Padrão/UOL
Márcio Padrão/UOL

Google Lens vai chegar a todos os celulares Android (e ao iPhone também!)

O Google Lens é uma função muito bacana que permite buscar informações sobre a imagem ou objeto apenas apontando a câmera do celular para ele. A função, antes exclusiva dos celulares Pixel, vai chegar ao Android e, depois, ao iPhone, anunciou o Google.

Algumas ferramentas do Google Lens chegarão ao Android em breve, através do app Google Photos. Será possível usar a câmera inteligente do celular para adicionar contatos por meio de cartões de visita e reconhecer monumentos na paisagem. O Google já confirmou que as ferramentas chegarão também ao iOS, da Apple.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

LEIA MAIS

UOL Cursos Online

Todos os cursos