Dicas de Tecnologia

Entre 20% e 80%? Apps ajudam a carregar a bateria do celular sem estragar

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

Carregar celular é uma chatice, então quanto mais a tecnologia te ajudar nisso, melhor.

Há alguns dias o UOL publicou uma lista de dicas para entender melhor o funcionamento das baterias. Uma delas dizia que o recomendável para prolongar a vida útil é não carregá-las nem descarregá-las completamente com frequência, mantendo a carga sempre entre 20% a 80%.

Mas quem consegue ficar de olho nessa variação o tempo todo? 

A lista de apps abaixo te ajuda nesta tarefa:

Divulgação
Divulgação

Accubattery (Android)

Este app mostra em tempo real quantos miliamperes o aparelho gastou fora da tomada, além de mostrar quanta carga ainda resta em modo de espera (stand-by), com a tela acesa ou na média de ambos. Mas o melhor recurso é você estipular o alarme parcial de carga, ou seja, o som dispara se carregar até 50%, 60% ou quanto você quiser. Além disso, ele mostra o desgaste se você carregar demais --por exemplo, até 99% pode causar 0,78 ciclos de desgaste.
Divulgação
Divulgação

Charge Alarm (iOS)

Um dos apps mais simples é este aqui, para iPhone. Dá para configurar o alarme para tocar quando a carga atingir qualquer porcentagem de 1% a 100%. Na versão gratuita, porém, você tem direito a um só toque de aviso; não pode mudar a música. Outra desvantagem é que o Charge Alarm precisa estar aberto para funcionar (segundo o app, o iOS não permite alarme de apps em segundo plano).
Divulgação
Divulgação

Alarme Carga Completa e Roubo (Android)

Além de disparar o alarme de carga pré-configurado por você --as opções do app são a partir de 50% até 100%-- ele ainda te alerta quando o nível da bateria baixar. Você pode configurar o alarme entre 5% e 50%. O app ainda tem um alarme contra roubo, que dispara se alguém tirar o celular do carregador sem ter desligado o alarme por senha, o que é bem útil, por exemplo, quando deixamos o celular carregando numa tomada compartilhada. Mas cuidado antes de usar: na configuração padrão do app, esse alarme é bem alto e incômodo.
Divulgação
Divulgação

BatteryFull (iOS)

Além de discriminar o tempo restante de carga por uso --telefone, stand-by, internet, áudio, etc-- este aplicativo configura alarmes de carga em quatro níveis: 100%, 90%, 80% e 70%. Ele dá quatro opções de sons para o alarme.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos