Nostalgia: relembre protetores de tela que fizeram história no Windows

Do UOL, em São Paulo

Quem teve um computador no fim da década de 90, quase que por padrão mantinha um protetor de tela (screensaver) quando o computador estava inativo. Ainda que uma ou outra animação fosse divertida, o recurso era importantíssimo, pois evitava um problema chamado "burn-in" nos monitores da época.

Caso um monitor de tubo ficasse "paralisado", ou seja, mostrando uma mesma imagem por muito tempo, poderia ficar uma espécie de "queimado" na tela.

Como boa parte das telas dos computadores atuais é LCD, não existe mais tanto essa preocupação (ainda bem!). Porém, as proteções de tela marcaram época. Para relembrar alguns, reunimos alguns screensavers clássicos usados, principalmente, no sistema Windows:

Protetores de tela

Reprodução
Reprodução

Canos 3D

Após um tempo sem atividade, o sistema operacional escurecia a tela e começava a exibir tubulações coloridas 3D se formando por toda a tela.
Reprodução
Reprodução

Labirinto

Presente nos Windows 95 e 98, a proteção de tela do labirinto (também conhecida em inglês como 3D Maze) é outro clássico. Basicamente, uma movimentação aleatória ficava passando pelas paredes vermelhas do labirinto, desviando de vários obstáculos.
Reprodução
Reprodução

Johnny Castaway

Nesta proteção de tela, um homem chamado Johnny está sozinho em uma ilha deserta, que conta com um coqueiro. No tempo que o screensaver ficava exposto, são mostradas as diversas atividades executadas por ele e como ele deixa o local. Esta proteção de tela era distribuída via disquete e podia se instalada em máquinas com Windows 3.11
Reprodução
Reprodução

Campo estelar

Um protetor de tela que simulava o espaço, em que várias estrelas (ou se você preferir, alguns pixels brancos) eram projetadas no display. A impressão é que se estava em uma nave, enquanto o veículo passa pelo espaço escuro, iluminado apenas com as estrelas.
Reprodução
Reprodução

Janelas voadoras

É praticamente igual ao das estrelas. A diferença é que neste a Microsoft quis usar o logotipo do seu sistema operacional em várias cores num ambiente espacial. Que egotrip, hein?
Reprodução
Reprodução

Mistério

Esta era uma das proteções de tela presentes no Windows 98. Ela, basicamente, mostrava uma casa mal-assombrada, em que luzes dos cômodos são acendidas e apagadas a toda hora. Era um pouco assustador, pois ela tinha som. Vez ou outra um pássaro emite um ruído ou surgia um som de órgão.
Reprodução
Reprodução

Espaço

Outra proteção de tela presente no Windows 98. Nela, se pode ver parte do espaço com estrelas, a lua e um astronauta flutuando. Como a anterior, ela podia causar alguns sustos. Na maior parte do tempo, não tinha barulho. Mas, às vezes, algum satélite presente no screensaver podia emitir ruídos
Reprodução
Reprodução

Fundo do mar

Uma série de criaturas do mar ficam nadando pela tela durante a exibição desta proteção de tela. Passam peixes, arraias, cavalos marinho, etc. Se o volume tivesse alto, este screensaver também poderia causar sustos. Vez ou outra rola algum barulho dos peixes.
Reprodução
Reprodução

Matrix

Lançado em 1999, o filme "Matrix" foi um fenômeno. E na época todo mundo queria ter a mesma proteção de tela usada pelo hacker Neo, personagem vivido pelo ator Keanu Reeves.
Reprodução
Reprodução

Aurora

Feito para o Windows Vista, este protetor de tela simula uma aurora polar, fenômeno óptico que ocorre em regiões polares, causados por partículas de vento solar. As cores predominantes no screensaver são sombras verdes e azuis.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos