Novo iOS 11 chegou! Sistema pode ajudar até a liberar espaço no seu iPhone

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Apple

    iOS 11 foi liberado para todos usuários após meses de testes

    iOS 11 foi liberado para todos usuários após meses de testes

Anunciado em junho pela Apple, o iOS 11 passou a ser disponibilizado para todos os usuários nesta terça-feira (19) após três meses de testes. E o melhor de tudo é que, como ocorre sempre com a Apple, não serão apenas os donos dos novos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X que serão contemplados com o remodelado sistema operacional.

O novo iOS 11 será disponibilizado para usuários que tenham modelos do iPhone 5S (lançado em 2013) em diante. O tamanho do arquivo de atualização é de 1.85 GB. 

Há ainda muitas novidades para quem usa iPad – os novos recursos deixam o tablet mais completo e com jeito de computador, podendo fazer ele finalmente ser uma aquisição mais útil.

Para fazer download do novo iOS, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software. É possível que nessas primeiras horas a atualização do novo sistema enfrente problemas pela quantidade de usuários que queiram fazer o download ao mesmo tempo – o ideal é esperar o fim da noite para atualizar seu sistema.

Entre as novidades do iOS 11, estão um centro de controle totalmente novo, melhorias nas câmeras, novas ferramentas em vários aplicativos da Apple e até um ajuste que pode fazer você liberar mais espaço no seu iPhone. Infelizmente, pelo menos uma grande novidade não chegará imediatamente aos celulares. Confira abaixo:

Algumas das novidades do iOS 11

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Centro de controle totalmente novo

Provavelmente essa deve ser a primeira grande mudança que você vai perceber no seu iPhone. Sabe aquela central de controle que você acessa quando desliza o dedo de baixo para cima no celular? Então, ela vai mudar completamente. Agora ela funcionará em apenas uma página (não uma com ferramentas e outra quando você desliza para o lado para mudar músicas), contendo todas as ferramentas do smartphone - semelhante ao que ocorre no Android. Essa área ainda é toda customizável. O visual é totalmente novo e você pode levar um tempo para se acostumar, mas a maioria das pessoas que usou o beta gostou.
Divulgação
Divulgação

Mais emojis

Gosta de emoji? Então fique feliz: o novo iOS traz uma baciada de novos para você usar em suas conversas. As novas opções incluem zumbi, um rosto com a cabeça explodindo (mindblowing), mulher com hijab, zebra, homem com barba e muito mais.

Quer mais espaço no seu dispositivo?

O novo iOS pode ajudar a liberar espaço no seu celular. Serão feitas mudanças na área que mostra o tamanho que os aplicativos ocupam em seu smartphone. Agora essa área, encontrada em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, está remodelada. No topo, aparecerá uma barra colorida mostrando o que está ocupando espaço no seu smartphone. O iPhone ainda mostrará sugestões do que fazer para liberar espaço e contará com uma opção batizada em inglês de "offlload". Com ela, o sistema identificará apps que não são usados e removerá eles do seu dispositivo, mas manterá os dados caso você reinstale o aplicativo. Você também poderá fazer isso manualmente.

Grave a tela do seu smartphone

Quer gravar um tutorial para colocar na internet ou simplesmente ensinar um amigo a fazer algo no iPhone? Isso vai ficar mais fácil do que nunca, sem a necessidade de aplicativos extras. Com o iOS 11, você pode gravar a tela do seu iPhone ou iPad. A opção é ativável no centro de controle e consegue captar tanto a tela do seu smartphone quanto a sua narração, se você desejar. O vídeo fica salvo na sua galeria e você pode editar e compartilhar como qualquer outro. As screenshots do novo sistema também estão mudadas - elas aparecem como um thumb na tela logo depois que você tirou, com a opção de você editar e compartilhar ela rapidamente.
Divulgação
Divulgação

Siri mais esperta - e tradutora

Nem todo mundo usa a Siri e esquece que ela existe no celular, mas a assistente virtual da Apple vai ficar ainda melhor. A ferramenta ganha uma atualização que dá a ela um maior aprendizado de máquina para deixar seus recursos mais eficientes. Segundo a Apple, a Siri ainda soará mais natural e menos robótica, além de ficar mais esperta. Uma das novidades dela é que poderá fazer traduções para você - inicialmente, do inglês para mandarim, francês, alemão, italiano e espanhol.
Divulgação
Divulgação

Novidade nas fotos

O novo sistema dos iPhones também pode turbinar as suas fotos. A principal novidade tem a ver com o popular Live Photos, recurso presente desde o iPhone 6S e que grava um período um pouco antes e pouco depois ao seu clique no disparador. Agora, você poderá escolher a "foto chave" do Live Photo, podendo ser qualquer trecho do vídeo (antes só a que valia era a foto do momento em que você clicava no disparador). Você ainda poderá editar o tamanho do Live Photo e criar efeitos semelhante ao Boomerang do Instagram. Há até um efeito de "longa exposição" que mescla todo o Live Photo gravado. A Apple ainda promete melhorias na câmera, entre elas a estabilização ótica para o popular Modo Retrato.

Seu iPhone com fundo escuro

Já é possível deixar o iPhone com o fundo escuro, mas a função é bastante ineficaz (você pode achar em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptações de Exibição > Inverter Cores). Quando essa opção atualmente está ativada, todas as cores do iPhone são invertidas - a de fundo, as suas fotos na galeria (que parecerão negativos), ícones do aplicativo... Agora a Apple adicionou um novo modo de inverter cores que fará isso somente no fundo, deixando intactas fotos e ícones. Bem melhor, né?
Divulgação
Divulgação

Segurança ao dirigir

Um recurso muito importante para a segurança nas ruas acaba de chegar ao iPhone. A partir de agora, você pode adicionar ao Centro de Controle do celular uma opção que ativa o modo "Não Perturbe" quando você está dirigindo. Desta maneira, o iPhone não mostrará notificações até você largar a direção. O iPhone é capaz de detectar automaticamente quando você está dirigindo (mas não distingue se você é só um passageiro ou está em ônibus/trem) ou você pode pedir para essa opção ser ativada quando o celular estiver sincronizado ao bluetooth do carro. É possível até deixar preparada uma resposta-padrão para avisar aos outros que está dirigindo.
Divulgação
Divulgação

App Files, finalmente

Disponível para iPhones e iPads, o novo aplicativo Files promete ser bastante interessante. Ele agrupará grande parte dos arquivos do seu smartphone, de maneira similar ao que ocorre atualmente em computadores. Você pode pesquisar arquivos, criar pastas, e ver arquivos de aplicativos fora do universo Apple, como observado com o Google Drive e outros na versão beta. Uma funcionalidade muito legal é o "arrastar e soltar", tanto para iPad quanto iPhone, quando quiser mover um arquivo. O Files vem para substituir o mal sucedido iCloud Drive.

Aplicativo "Notas" renovado

Nem tanto usado, o aplicativo "Notas" ganhou funcionalidades que podem tirar o app do ostracismo. As opções de edição, por exemplo, estão muito mais completas. É possível adicionar tabelas, criar colunas e editar o texto de diferentes formas. O aplicativo conseguirá ainda escanear documentos, tornando ele concorrente de vários aplicativos por aí que fazem a função.
Divulgação
Divulgação

Mapas melhorado

Outro aplicativo nativo da Apple pouco usado é o Mapas, que ganha novas funcionalidades. Um exemplo é que será possível "sobrevoar" uma cidade usando seu dispositivo, vendo como ela é de um ponto de vista da altura dos prédios. Outra novidade é que o Mapas terá detalhes de algumas localizações indoor, como shoppings e aeroportos. Limites de velocidade também serão incluídos no app.
Divulgação
Divulgação

Agora o iPad pode valer a pena

O iPad teve uma das maiores transformações de sua história com o novo iOS. E pode finalmente ficar interessante. O tablet da Apple ficará a partir de agora muito mais parecido com um notebook, graças a novas ferramentas do sistema. Uma delas é o dock fixo com aplicativos na parte inferior da tela, bastante semelhante ao que é visto em Macs. O aplicativo Files também será bem útil no iPad e a opção de "arrastar" arquivos funcionará entre apps diferentes. Por exemplo: você pode selecionar várias fotos na galeria, segurar o dedo sobre elas e simplesmente arrastá-las até um e-mail que você está enviando. O iPad ainda terá a opção de dividir a tela com mais de um aplicativo, semelhante ao que já ocorre em computadores.
Divulgação
Divulgação

Mais realidade aumentada

A Apple tem deixado claro nos últimos tempos que tem apostado seus recursos em realidade aumentada, tecnologia que se popularizou graças ao jogo "Pokémon Go". E o novo iOS 11 também foi trabalhado pensando na realidade aumentada. Os dispositivos da companhia devem ganhar novos aplicativos com suporte à tecnologia.

O que ainda não chegou ao iOS 11

Divulgação
Divulgação

Enviar dinheiro para amigos

Infelizmente nem tudo que é esperado com o novo iOS chegará no lançamento. E um dos principais recursos do novo sistema ficará de fora: o pagamento entre usuários. A função que permitirá que você envie (ou receba) dinheiro para seus contatos e até lojistas por meio de mensagens no celular será disponibilizada mais tarde neste semestre, segundo a Apple.

Alterar volume sem irritações

Finalmente a Apple vai corrigir um detalhe que irrita muita gente em iPhones. Atualmente, quando você aumenta ou diminui o volume do áudio no celular, aparece no display uma janela mostrando o nível de volume que tampa quase todo o visor - ou seja, se você está vendo um vídeo, não consegue alterar o volume e assistir ao mesmo tempo. Agora, o indicador de volume será mais discreto e não cobrirá o display por completo. Os primeiros usuários que baixaram o iOS 11 relatam, contudo, que a função ainda não aparece - talvez surja em um update.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos