Dicas de Tecnologia

Perdeu ou roubaram seu celular? Saiba como garantir sua privacidade

Do UOL, em São Paulo

  • Think Stock

A perda ou roubo do smartphone nem sempre se resume ao prejuízo material. O aparelho, às vezes, é o menor dos problemas do usuário, que pode ter a sua privacidade totalmente invadida e até mesmo os seus dados bancários vulneráveis. Sem contar no prejuízo afetivo, com a perda de fotos, vídeos e conteúdos --que nem sempre pode ser reparada.

Em 2015, segundo o Ministério da Justiça, o Brasil teve mais de 1 milhão de registros de roubo ou perda de celulares. E estima-se, como aponta o empresa "Bem Mais Seguro", que 73 celulares são roubados em média por hora nas principais capitais brasileiras.

Na tentativa de contribuir o número de roubos e agilizar a inutilização dos smartphones, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou recentemente a possibilidade do bloqueio do aparelho a partir do número da linha, não mais apenas pelo IMEI (International Mobile Equipment Identity)--  número único de identidade do dispositivo. A medida, no entanto, não é suficiente para a proteção dos seus dados.

A minimização dos danos, como aponta a empresa de segurança digital PSafe, está em ações simples, mas que são bastante eficientes. Veja: 

iStock
iStock

1. Leve a sério as senhas de desbloqueio

O desbloqueio da tela por meio de senha é uma alternativa básica de segurança e deve ser levada a sério. Nada de escolher uma senha fácil! Mescle sempre números, letras e caracteres especiais. Além disso, mude a senha periodicamente.
Shuttetstock
Shuttetstock

2. Não se esqueça de fazer backup

De tempos em tempos, faça backup do conteúdo do seu celular e delete o excesso de informações. Esse cuidado reduz os riscos de perder informações importantes ou de elas serem "vazadas".
Thinkstock
Thinkstock

3. Tenha um software de proteção

Aplicativos de proteção possuem funções adicionais que aumentam a segurança em casos de perda ou roubo. Há diversas opções no mercado que oferecem a possibilidade da inclusão de senhas extras de acesso aos aplicativos mais importantes, é possível também fazer o gerenciamento do smartphone à distância.
Eduardo Anizelli/Folhapress
Eduardo Anizelli/Folhapress

4. Cuidado redobrado em lugares de grandes aglomerações

Em locais públicos movimentados ou em grandes aglomerações, a recomendação é que se evite mexer no celular. Também é importante evitar deixá-lo nos bolsos de trás da calça ou na mochila. Mantenha o aparelho em lugares de difícil acesso.
Leo Drummond/Folhapress
Leo Drummond/Folhapress

5. Solicite o bloqueio do aparelho

Ao ter o celular perdido, extraviado ou roubado, solicite o bloqueio imediato do aparelho junto a sua operadora ou durante o registro da ocorrência na delegacia de polícia. A medida é importante para que você se proteja, caso o ladrão realize alguma atividade indevida a partir do seu aparelho
Getty Images
Getty Images

6. Apague dados remotamente

Caso seu smartphone esteja vinculado a programas de armazenamento na nuvem, é importante o acesso imediato ao serviço online para apagar dados remotamente. A medida evita que a pessoa em posse do aparelho tenha acesso a informações.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos