Por que a China baniu a letra N da internet e outras notícias de Tec

Do UOL, em São Paulo

  • Ju Peng/ Xinhua

    A China decidiu banir a letra N da internet

    A China decidiu banir a letra N da internet

A letra N está temporariamente banida da internet na China. Sim, você não leu errado: o governo simplesmente decidiu excluir a letra N das plataformas online.

O banimento durou ao menos um dia e pode ser ampliado para um período maior. A intenção é conter um debate online envolvendo a possibilidade de o atual presidente, Xi Jinping, poder controlar o país indefinidamente.

Você pode saber mais sobre essa e outras notícias de tecnologia abaixo.

Por que a letra N?

Não está claro por que justamente a letra N foi banida pela censura chinesa --ela foi excluída ao lado de outros caracteres com diferentes significados como "emigrar", "eternamente" e "discordo". Quando um usuário tenta digitar a letra N em redes sociais como Weibo e We Chat, ele recebe uma mensagem de erro. O motivo do N pode ser pela letra em chinês ter uso relacionado à álgebra (em vez de "X anos", usam "N anos") ou ter relação com "infinito". As imagens do Ursinho Pooh também foram banidas por serem usadas para fazer piadas com o presidente chinês.

A Uber quer te levar ao médico

Uma novidade da Uber quer fazer você nunca mais perder uma consulta médica na vida. Agora, o app fez parceria com organizações de saúde para oferecer transporte aos pacientes. Essas locomoções podem ser previamente agendadas por coordenadores para pacientes até algumas horas ou 30 dias anteriores à consulta. Inicialmente, o serviço Uber Health estará disponível só nos Estados Unidos.

Amazon alcançará traduções simultâneas?

Várias empresas tentam fazer o que é o sonho de muitos: tecnologias que ofereçam traduções simultâneas de línguas. O Google e a Microsoft têm seus próprios equipamentos razoáveis para isso, mas agora a Amazon quer oferecer algo neste sentido. A intenção da companhia é que a Alexa, sua assistente virtual, vire uma tradutora universal em tempo real. A Amazon não se manifestou sobre os boatos.

Perfis falsos de bancos se espalham pelo Facebook

Cada vez mais o Facebook parece perigoso aos usuários. Seja pelas fake news ou por golpes. Nesta quinta (1º), a Psafe, especialista em segurança digital, disse que identificou mais de 30 páginas falsas de bancos no Facebook somente no mês de fevereiro. Esses perfis servem como isca para levar clientes de bancos a sites falsos, onde golpes são aplicados.

Só vem, Far Cry 5

Tá chegando a hora! O Far Cry 5 vai ser lançado no dia 27 deste mês, mas a Ubisoft deu mais um gostinho pra gente do que o novo jogo promete. A companhia revelou um trailer live action do game que envolve o batismo em um rio norte-americano. Far Cry 5 será o mais recente lançamento de uma das grandes franquias de jogos atuais.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos