Dicas de Tecnologia

Qual a melhor forma de organizar os aplicativos na tela do seu celular?

Do UOL, em São Paulo

  • Paulo Camilo/UOL

    Cada um organiza os apps de um jeito em seu celular

    Cada um organiza os apps de um jeito em seu celular

Organizar os aplicativos na tela do celular é uma tarefa que deixa muita gente perdida. É preciso levar em conta muitos fatores: apps mais usados, logos mais bonitos, pastas... Cada um tem seu jeito e não abre mão. Se você fica confuso com tantas possibilidades, mostramos na lista abaixo alguns tipos de organização para você escolher qual a melhor para seu gosto. 

É interessante notar como o gosto varia de pessoa para pessoa: há quem decididamente priorize a beleza da tela do celular e há quem só pensa na usabilidade do aparelho. De qual grupo você faz parte?

Se você ainda tem algum jeito próprio de organizar aplicativos não contemplados nesta lista, pode comentar abaixo do texto e deixar a dica para outros usuários. 

Como você prefere organizar seus aplicativos?

Reprodução
Reprodução

Pastas com conteúdos similares

Essa dica é popular e usada por muita gente. Aglutinar conteúdos parecidos em uma mesma pasta do celular é sempre uma ótima solução. Assim, fica mais intuitivo abrir aplicativos - você já sabe pelo tema onde procurar. É claro que alguns apps entram em um limbo em que ficamos perdidos sem saber que pasta fazer. Para isso, nada melhor que os nomes "utilitários" ou "outros" mesmo.
Reprodução
Reprodução

A tela do celular é muito grande? Leia essa dica

A mania do consumidor por telas grandes levou a um enorme problema de usabilidade dos aparelhos, pois fica difícil utilizá-los apenas com uma mão. Isso pode ser amenizado pela maneira como você organiza seus aplicativos. Que tal, por exemplo, colocar os apps reunidos todos à direita no canto (se você for destro) e na parte de baixo da tela, só até onde seu dedão vai alcançar?. Essa dica vale principalmente para Android, onde é possível personalizar mais a tela inicial.
Reprodução
Reprodução

Organizar por cores?

Alguns usuários organizam os aplicativos por cores. Sim, pode parecer confuso para alguns, mas isso ocorre e até que funciona bem. O resultado é realmente bonito, já que os aplicativos com logos com cores semelhantes agrupados criam um belo ambiente na interface do celular. Para alguns, é até mais fácil lembrar a cor do aplicativo que você quer abrir do que seu nome em si.
Reprodução
Reprodução

Em vez de pastas, fileiras

Se você acha que pastas deixam o celular feio, pode ao menos organizar o aparelho por fileiras ou colunas. Funcionaria da mesma forma: é só agrupar o conteúdo parecido na mesma fileira ou coluna.
Reprodução
Reprodução

Se a estética te importar...

Há quem ache que a estética do aparelho deve ser levada em conta muito mais do que a usabilidade dos aplicativos. Se você é desses, então pense na tela principal do seu celular baseada em seus gostos. Deixe apps com logos mais feios para as páginas seguintes da tela do celular e concentre os mais bonitos na principal.
Reprodução
Reprodução

Nem tudo vai em pastas

Mas que tal deixar os principais aplicativos fora de pastas? Isso vai assegurar menos cliques quando você mexer no telefone. Por exemplo, se você usa bastante o Facebook ou o WhatsApp, é bom deixar eles fora de uma pasta que aglutina "redes sociais". Será um clique a menos na tela toda vez que você quiser abrir um deles. Há, contudo, quem abomine a mistureba de apps e pastas por achar feio, então você pode também simplesmente organizar todos os aplicativos por frequência de uso.
Reprodução
Reprodução

Tela limpa

E que tal deixar a tela inicial totalmente limpa ou com no máximo uma fileira de apps? Pois isso pode dar uma outra cara para seu celular. Você pode fazer isso deixando os aplicativos em telas secundárias. Sim, você terá que dar mais cliques para abrir apps, mas pode ganhar na estética podendo escolher o protetor de tela a seu gosto que ocupará totalmente a tela inicial.
Reprodução
Reprodução

Ordem alfabética

Cansou de tentar organizar os aplicativos? Há sempre a ordem alfabética. Apesar de inicialmente parecer ruim por não deixar claro quais aplicativos você usa mais, a ordem alfabética vai te ajudar muito na hora de encontrar um app. Afinal, é só saber com que letra ele começa e procurar, mesmo que não lembre o nome inteiro dele. Há até uma maneira simples de fazer isso no iPhone: basta resetar o layout da tela inicial nos Ajustes.
Reprodução
Reprodução

A importância dos principais ícones na parte de baixo

É sempre interessante também manter esses ícones na parte de baixo da tela do celular - a maioria dos smartphones até oferece uma área embaixo de todos os apps em que dá para colocar um número limitado de opções. Isso facilita a abertura desses apps, já que alcançamos mais facilmente a parte de baixo do display.
Reprodução
Reprodução

Delete o que você não usar

Essa dica vale tanto para organizar os apps na tela do seu celular quanto para a própria memória do aparelho: nada de ficar guardando aquele aplicativo que você não usa faz tempo, né? Quanto menos aplicativos, mais minimalista e menos confusa ficará a tela do seu smartphone.
Reprodução
Reprodução

Opções extras de celulares

É bom ainda ficar ligado em opções extras de alguns smartphones. Em alguns, como aparelhos da Samsung, é possível arrastar os principais aplicativos para um submenu escondido à direita, por exemplo. Use e abuse dessas opções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos