Dicas de Tecnologia

Veja 10 funções do 3D Touch do iPhone (mas tem que aprender a usar antes)

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

 

O "3D Touch" (tecnologia que reconhece a força do toque na tela) é o grande diferencial do iPhone 6S --lançado em setembro de 2015. Pena que não é um recurso muito intuitivo. 

A função é mais ou menos como a do botão direito do mouse, mas para ativá-lo é mais como dar "dois cliques". Num primeiro momento, pode parecer simples. Mas não se engane. Algumas pessoas têm mais facilidade, mas muitas outras precisam de um tempo para aprender a usar. Em um rápido teste realizado pelo UOL Tecnologia, mais de 20 pessoas --algumas delas donas de versões anteriores do iPhone-- tentaram acionar o 3D Touch.

A maioria delas sentiu dificuldade no processo, como mostra o vídeo acima. Apenas três conseguiram, logo de cara, ativar o recurso. Uma delas, no entanto, não conseguiu o mesmo êxito ao tentar repetir a ação. Claramente foi a famosa sorte de principiante.

Não é só apertar forte sobre o ícone, tampouco dar dois cliques rápidos. O segredo é encostar o dedo e colocar mais intensidade no toque em seguida. Como toda inovação, a dificuldade está na adaptação. Depois que se aprende o truque, se torna bem mais fácil.

Veja abaixo dez utilidades da tecnologia e saiba como usá-la a seu favor.

Reprodução
Reprodução

1. Atalho para aplicativos

Para economizar alguns cliques, o recurso pode ser usado como um atalho para a maioria --mas não todos-- dos aplicativos instalados no aparelho. Em vez de clicar no ícone da câmera, para depois selecionar a função interna desejada, o 3D Touch possibilita o acesso rápido à "selfie", aos "vídeos", às "fotos" ou à "câmera lenta". Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp são alguns dos apps já adequados à inovação da Apple.
Reprodução
Reprodução

2. Acesso à área de multitarefa

É a força do toque na tela que passa a viabilizar o acesso à área de multitarefa --aquela que controla os apps abertos. Nas versões anteriores do iPhone, bastava dar dois cliques no botão menu. Agora, é preciso pressionar a borda lateral esquerda do aparelho, deslizar o dedo até o centro da tela e soltar.
Reprodução
Reprodução

3. Visualização prévia de fotos e vídeos

Com o 3D Touch, é possível ainda visualizar fotos e vídeos sem sair do menu principal da galeria. Pressione a miniatura da imagem com um pouco mais de pressão para abertura de um pop-up. Para fechar a exibição em tamanho expandido, basta soltar o dedo. Ao desliza o dedo para cima, são exibidas as seguintes opções: "copiar", "compartilhar", "favorito" e "apagar".
Reprodução
Reprodução

4. Acesso rápido a e-mails

Também dá para acessar os seus e-mails sem sair da caixa de entrada. O processo é similar á visualização de fotos e vídeos. Pressione na mensagem com um pouco mais de força para que a abertura da janela de pré-visualização. Na sequência, solte o dedo para fechar o pop-up, pressione com mais força para abrir o conteúdo ou deslize o dedo para cima para --entre outras funções disponíveis-- "apagar", "responder" ou "encaminhar" a mensagem.
Reprodução
Reprodução

5. Pré-visualização de links

Não será mais preciso abrir links recebidos seja por SMS ou aplicativos de mensagens para saber o seu conteúdo. Assim como não mais será preciso clicar em todo e qualquer link indicado em uma busca feita no navegador Safari. O 3D Touch possibilita a pré-visualização de páginas na internet.
Reprodução
Reprodução

6. Ligar para contatos rapidamente

Você também pode economizar alguns cliques e ganhar um pouco mais de tempo ao fazer uma ligação para contatos favoritos --que devem ser acionados no atalho do ícone de ligações do smartphone. Clique com um pouco mais de força no botão e selecione o nome da pessoa para qual deseja falar. O recurso também funciona da mesma forma em contatos da agenda.
Reprodução
Reprodução

7. Enviar respostas rápidas por SMS

O novo recurso da Apple possibilita ainda o acesso às respostas rápidas para um SMS --apesar de a opção ser cada vez mais rara diante do fenômeno dos aplicativos de mensagens.
Reprodução
Reprodução

8. Ativar o trackpad no teclado

No iPhone 6S, a função "trackpad" --que permite transformar o teclado virtual em um trackpad capaz de reposicionar o cursor quando se escreve um texto-- só pode ser acessada a partir do 3D Touch. Ao pressionar o teclado com um pouco mais de força, é possível selecionar uma palavra, frase ou parágrafo em poucos toques.
Reprodução
Reprodução

9. Burlar o aviso de leitura do WhatsApp

O recurso de pré-visualização do 3D Touch pode ser bastante útil para quem quer burlar a confirmação de leitura do WhatsApp. Isso mesmo! Ao clicar com um pouco mais de força no grupo ou no amigo que enviou a mensagem, é possível enxergar a conversa previamente. Aí baste soltar o dedo para evitar ser dedurado pelo app.
Reprodução
Reprodução

10. Pré-visualizar perfis no Instagram

O Instagram liberou um recurso interessante compatível exclusivamente à nova tecnologia da Apple. Basta clicar com um pouco mais de pressão sobre o nome de usuário para pré-visualizar as miniaturas das últimas publicações de fotos ou vídeos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos