Veja o que já se sabe do Android N, que deve ser anunciado nesta quarta

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

O Google deve anunciar nesta quarta-feira (18) o novo Android N --cujo nome também deve ser revelado-- durante sua conferência anual para desenvolvedores, a ser realizada a partir das 14h (horário de Brasília), na Califórnia (EUA).

Diferente das versões anteriores, a gigante das buscas se antecipou ao evento e já disponibilizou parte do seu novo sistema operacional para testes. Mas, acredita-se que a empresa tenha guardado na manga algumas novidades.

Veja o que já se sabe sobre o Android N.

1. Atalhos na tela inicial

Como já visto nas versões de teste, o novo Android deve incluir atalhos na tela inicial, um recurso similar ao 3D Touch do iPhone 6S --lançado em setembro de 2015. A novidade tende a ajudar os usuários a executar ações com mais rapidez. Será possível selecionar funções específicas de um aplicativo, por exemplo, antes mesmo de abri-lo. Isso inclui o envio de mensagens, a navegação para um determinado local ou a exibição do episódio de um seriado.

2. Novo design para os emojis

O sistema operacional também deve trazer um novo design para os emojis de pessoas, se afastando da aparência abstrata e valorizando uma aparência mais humana.

3. Mais economia para a bateria

Acredita-se que o Google esteja preparando uma melhora no recurso de economia de bateria, já presente no Android Marshmallow. Atualmente, a função desliga tarefas em segundo plano quando o telefone está repousado sobre a mesa. Mas, a nova versão tende a ser mais rigorosa e encerrar os apps após o bloqueio de tela.

4. Modo noturno

O Android N deve ter ainda um modo noturno similar ao Night Shift do iOS, que altera as cores da tela --de azul para tons mais quentes (amarelados)-- em horários de pouca luz para que o usuário não canse tanto os olhos.

5. Multitarefa com tela dividida

O Android N tende a trazer nativamente um recurso que a Samsung e outras fabricantes oferecem há anos em seus dispositivos: a abertura de dois apps simultaneamente.

6. Alternar telas

O Android também tende a ganhar o seu "Alt + Tab", um comando simples que viabiliza a mudança de telas e aplicativos. O recurso será ativado a partir de dois toques rápido no botão "Recentes" (ícone virtual em forma de quadrado na parte inferior).

7. Aumento da exibição da tela

Além do aumento de fonte de textos, a previsão é que o Android N possibilita a expansão --em diversos níveis de escala-- da exibição da tela.

8. Informações de segurança

O novo sistema operacional do Google deve ainda possibilitar a inserção de informações úteis [tais como nome, endereço e outros detalhes] na tela de bloqueio. O recurso tende a favorecer usuários de aparelhos perdidos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos