iStock

De olho na segurança

Mundo pode sofrer 'sabotagem digital grave', diz serviço secreto holandês

Em Haia

  • Reprodução/pocket-lint

O mundo pode sofrer em breve um "ato grave de sabotagem digital" que pode provocar "caos e desordem", advertiu nesta terça-feira o responsável dos serviços secretos holandeses, Rob Bertholee.

A sabotagem de infraestruturas de alta importância "é o tipo de coisa que pode impedir uma pessoa de dormir", declarou Bertholee diante de centenas de especialistas e representantes oficiais reunidos no âmbito de uma conferência sobre cibersegurança em Haia.

As ameaças de ciberataques "não são imaginárias, estão em toda parte", indicou o diretor dos serviços secretos holandeses (AIVD) durante este encontro de dois dias organizado pelo governo holandês.

"Na minha opinião, podemos estar muito mais próximos de um ato grave de sabotagem digital do que muita gente imagina", alertou, enquanto os especialistas em segurança informática lidam com as consequências do ciberataque mundial sem precedentes lançado na sexta-feira passada.

Bertholee lembrou, entre outros casos, que a maior companhia petrolífera da Arábia Saudita sofreu um ataque informático em 2012 e que, três anos depois, as empresas elétricas ucranianas foram vítimas de um ataque cibernético que provocou cortes de eletricidade durante horas.

As infraestruturas do mundo inteiro estão interconectadas, o que fornece grandes vantagens, mas também implica debilidades, afirmou.

"Imaginem o que poderia acontecer se todo o sistema bancário sofresse uma sabotagem por um ou dois dias, ou inclusive uma semana. Ou se ocorresse uma avaria em nossa rede de transportes. Ou se os controladores de tráfego aéreo fossem vítimas de ciberataques enquanto dão instruções de voo. As consequências seriam catastróficas", disse Bertholee.

Para ele, "a sabotagem de um destes setores poderia ter importantes repercussões públicas, provocando confusão, caos e desordem".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos