Topo

IFA 2017: as novidades mais esquisitas da feira alemã de tecnologia

Em Berlim

03/09/2017 04h00

A IFA, a maior feira de tecnologia da Europa e irmã mais nova do CES, de Las Vegas, apresentou nesta semana seu novo lote de inovações tecnológicas. Algumas delas são bem surpreendentes. Veja abaixo algumas delas:

Sob a pele  
Chip, do tamanho de um grão de arroz, é aplicado com seringa sob a pele entre os dedos polegar e indicador - PRLOG - PRLOG
A Digiwell está implantando chips, como este da imagem, na pele de visitantes da IFA 2017
Imagem: PRLOG

Pode parecer insólito numa feira focada em tecnologia e voltada aberta ao público, mas essa pequena equipe está equipada com seringas estéreis e luvas de cirurgiões. Basta um minuto e, sem sentir dor - pelo menos é o que garante o fabricante -, quem quiser pode ter sob a pele da falange um microchip que permite abrir o carro, entrar na academia e até mesmo guardar dados importantes. O Digiwell custa a partir de 75 euros.

Sem cachorros perdidos
A startup francesa Jagger & Lewis criou uma coleira inteligente pra monitorar a saúde do cachorro - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A startup Jagger & Lewis criou uma coleira inteligente pra monitorar a saúde do cachorro
Imagem: Reprodução/Facebook

Essa caixinha se conecta à coleira do cachorro, mas é pensada, sobretudo, para auxiliar o dono. O aplicativo acompanha os sinais vitais e os movimentos do cão, além de oferecer conselhos de adestramento. É o fim dos cartazes e anúncios quando um cachorro se perde: com a geolocalização, o animal pode ser encontrado a qualquer momento. O equipamento da Jagger & Lewis custa a partir de 99 euros.

Fim do ronco 
O Nora é um dispositivo colocado debaixo do travesseiro que ao ouvir que o usuário está roncando, movimenta o travesseiro para reduzir a obstrução nas vias respiratórias - Divulgação - Divulgação
O Nora é um dispositivo colocado debaixo do travesseiro que ao ouvir que o usuário está roncando, movimenta o travesseiro para reduzir a obstrução nas vias respiratórias
Imagem: Divulgação
 

Os americanos da Smart Nora já venderam 25 mil exemplares do pequeno aparato, que lembra um seixo, ligado a um microcomputador. Ele pode ser apoiado em qualquer travesseiro ou almofada e, graças às informações captadas por seus sensores, vibra e mexe delicadamente a almofada quando o usuário começa a roncar alto demais. A mudança de eixo da garganta e das vias nasais deve controlar os roncos mais altos. Os preços do aparelho começam em 250 euros.

Qual lixo?
Dispositivo da Eugene escaneia produtos para ajudar na tarefa de reciclagem - Divulgação - Divulgação
Dispositivo da Eugene escaneia produtos para ajudar na tarefa de reciclagem
Imagem: Divulgação

Os jovens franceses da Eugene apresentaram, no IFA, seu pequeno aparelho que ajuda na coleta seletiva de lixo. Preso na boca da lixeira, o escâner lê o código de barras da embalagem e indica em que cesto o material precisa ser depositado - vidro, plástico ou papel. O dispositivo também é ativista: escanear e separar o lixo reciclável rende pontos, que podem ser usados para fazer compras online. A partir de 79 euros.

Lego da nova geração
Sistema Koov, da Sony, permite montar objetos em blocos e programá-los - Divulgação - Divulgação
Sistema Koov, da Sony, permite montar objetos em blocos e programá-los
Imagem: Divulgação

Construir o dinossauro colorido dos seus sonhos e fazê-lo andar, virar ou mexer a cabeça agora é possível, graças à Sony. A empresa japonesa criou um jogo para nerds de todas as idades, que permite programar e ativar, a partir de cubos conectados a um pequeno motor. Por ora, só existe o protótipo.

Adeus à papada
Este gadget da Rio Toner promete reduzir a papada - Divulgçação - Divulgçação
Este gadget da Rio Toner promete reduzir a papada
Imagem: Divulgçação

Se já é possível usar a tecnologia para tonificar os abdômens, por que não fortalecer a papada? O Rio Toner promete, com apenas 60 segundos por dia, estimular a musculatura do pescoço e do papo com pequenos impulsos elétricos, que segundo a fabricante são indolores. Os preços começam em 75 euros.

Selfies aéreas
O AirSelfie é um pequeno drone equipado com uma câmera, que pode ser controlado pelo smartphone - Divulgação - Divulgação
O AirSelfie é um pequeno drone equipado com uma câmera, que pode ser controlado pelo smartphone
Imagem: Divulgação

Uma câmera de alta definição em um drone minúsculo, que cabe na palma da mão e pode ser guardado na capa do celular. A Airselfie pode fotografar a até 20 metros de altura e é controlada pelo smartphone. Ela promete dar fim aos paus de selfie - mas o preço ainda é bem mais alto, 249 euros.

Forno inteligente
O forno Miele Dialog Oven adapta o cozimento baseado na natureza e textura do alimento - Divulgação - Divulgação
O forno Miele Dialog Oven adapta o cozimento baseado na natureza e textura do alimento
Imagem: Divulgação

Especialista em eletrodomésticos, a Miele lançou seu primeiro "forno inteligente", que detecta a natureza e a textura do alimento, e adapta a cocção de acordo com sua memória de receitas e os algoritmos. Uma perna de cordeiro assada sobre aspargos e batatas? A carne fica macia, os aspargos, crocantes, e as batatas se desfazem na boca. Isso sem sequer abrir a porta do forno. O Miele Dialog Oven começará a ser vendido em 2018.