Topo

Google recorre de multa recorde da UE da 4,3 bilhões de euros

10/10/2018 11h37

O Google recorreu nesta terça-feira (9) da multa recorde de € 4,342 bilhões que a União Europeia impôs em julho por abuso de posição dominante, com seu sistema operacional Android para dispositivos móveis, anunciou o grupo.

Recorremos da decisão da Comissão Europeia sobre o Android ante o Tribunal da União Europeia

Al Verney, porta-voz da Google

Na sua decisão de julho, a UE afirmou que o Google utiliza a enorme popularidade do sistema operacional Android em smartphones e tablets para promover seu próprio motor de busca Google e excluir os de rivais.

VEJA TAMBÉM:

A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, em seguida, ordenou que a Google "encerre essa prática no prazo de 90 dias, sob pena de pagar multas diárias de até 5% do volume de negócios médio total mundial da Alphabet", matriz da Google.

GDPR: nova lei europeia fecha cerco à exploração de dados pessoais e influencia o comportamento das empresas por todo o mundo

Entenda

Em junho de 2017, a empresa já foi condenada pela Comissão Europeia a pagar uma multa de € 2,424 bilhões por favorecer o seu serviço Google Shopping no seu motor de busca, em detrimento de serviços de comparação de preços rivais.

O Android, usado por 80% dos dispositivos na Europa e no mundo, está na mira da Comissão Europeia há anos.

A Comissão acusou o grupo californiano em julho de ter forçado os fabricantes de dispositivos móveis a pré-instalar o aplicativo de pesquisa do Google e seu navegador Chrome para licenciar sua loja de aplicativos Play Store.

Ela também acusou o grupo de ter pago grandes fabricantes e operadoras de redes móveis para pré-instalar exclusivamente o aplicativo Google Search em seus dispositivos e impedir que fabricantes que desejassem pré-instalar aplicativos do Google vendessem dispositivos móveis inteligentes que funcionassem com outras versões do Android não aprovadas pelo Google.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda

O presidente da Google, Sundar Pichai, havia anunciado em julho que o grupo recorria a sua condenação. A apelação pode levar anos para ser julgado pela Justiça europeia.

O Tribunal da União Europeia, composto por pelo menos um juiz de cada Estado-membro, é uma das duas jurisdições do Tribunal de Justiça da UE, com sede no Luxemburgo.