Faixa luminosa avisa pedestres 'grudados' ao celular quando atravessar a rua; assista

A cidade de Bodegraven, na Holanda,instalou faixas de pedestres luminosas - e que mudam de cor conforme o sinal de trânsito - para ajudar pessoas distraídas no celular a atravessar as ruas com segurança.

As luzes foram desenvolvidas para alertar quem está de cabeça baixa olhando para o smartphone e, logo, desatento à sinalização.

Elas variam entre o verde e o vermelho, indicando se o pedestre pode ou não atravessar, assim como acontece nos semáforos.

"A atração dos usuários pelos jogos e pelas redes sociais veio às custas da atenção ao trânsito e ao tráfego", afirma Kees Oskam, vereador da cidade.

Floris Veelenturf/BBC

Prêmio para o mau comportamento?

Para a Associação Holandesa de Segurança no Trânsito, a ideia acaba "premiando o mau comportamento". 

"Não é uma boa ideia ajudar os usuários de telefones celulares a ficarem olhando para seus aparelhos. Não queremos ninguém no trânsito usando celular, nem os pedestres", disse Jose de Jong, representante da entidade.

"As pessoas precisam estar atentas ao entorno para garantir que os carros estão realmente parando nos sinais vermelhos."

As faixas luminosas foram instaladas para testes em apenas um cruzamento, localizado nos arredores de três escolas de Bodegraven.

A empresa responsável pela tecnologia espera oferecê-las para outras cidades em breve.

Uma ferramenta similar está sendo testada na cidade alemã de Augsburg, e com o mesmo objetivo: ajudar os vidrados no celular a atravessarem as ruas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos