Cidade alemã de Leipzig acolhe RoboCup 2016, que começa nesta quinta-feira

  • Nigel Treblin/ Reuters

    Mulher abraça robô Pepper em Hanover, na Alemanha, em março

    Mulher abraça robô Pepper em Hanover, na Alemanha, em março

A RoboCup 2016, uma peculiar competição na qual robôs de todo mundo se reúnem para jogar futebol e cumprir distintos testes de habilidade, começará na quinta-feira (30) em Leipzig (leste da Alemanha).

Com cerca de 3,5 mil participantes procedentes de 45 países, a RoboCup retorna à Alemanha dez anos depois. Em 2014, a cidade de João Pessoa foi sede do evento.

Segundo explicaram os organizadores do evento -surgido em 1997 em Nagoia (Japão)-, a meta da RoboCup é promover a criação de robôs inteligentes para uso em tarefas domésticas, na indústria e em ações de salvamento.

Além disso, um dos objetivos da RoboCup é desenvolver robôs capazes de disputar um jogo de futebol contra o futuro campeão do mundo, em 2050.

"Sempre me surpreende a qualidade científica e o rápido crescimento da RoboCup", confessou o diretor da edição deste ano, Gerhard Kraetzschmar. "O caráter competitivo incentiva nossos participantes a seguirem inovando e os resultados são de grande relevância para a sociedade, a ciência e a economia".

Cãozinho robô poderá ser o novo melhor amigo do homem?

  •  

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos