Empresa cria sistema que escaneia as veias dos dedos com o smartphone

Da EFE, em Tóquio

  • Reprodução/Hitachi

    Hitachi anunciou sistema que escaneia as veias dos dedos usando a câmera do smartphone

    Hitachi anunciou sistema que escaneia as veias dos dedos usando a câmera do smartphone

Uma empresa japonesa anunciou nesta segunda-feira o desenvolvimento de uma sistema que escaneia as veias dos dedos usando a câmera do smartphone, uma tecnologia que pode ser útil como método de verificação biométrica para compras e transações.

A companhia Hitachi afirmou em comunicado que esta tecnologia compara a imagem tirada pelo telefone com a existente em uma base de dados e confirma ou não sua similaridade em processo que leva apenas um segundo.

Embora até agora este tipo de autentificação requeria sensores infravermelhos, a empresa conseguiu fazê-lo através de uma tecnologia de reconhecimento de cores que é capaz de detectar os vasos sanguíneos no dedo através das mudanças -imperceptíveis à simples vista- de tonalidade da superfície da pele.

Este tipo de sistema é equipado sem problema à câmera de um smartphone, segundo a companhia.

A Hitachi espera comercializar este sistema em um ou dois anos perante o avanço do chamado "fintech", que combina os serviços financeiros com as tecnologias da informação através de dispositivos como o "smartphone" e que requer sistemas cada vez mais sofisticados para evitar roubos de identidade.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos