Topo

Usuário tem perfil criado no Badoo sem ter acessado rede social; site alega fraude

Página inicial da rede social Badoo; site tem mais de 145 mi de usuários registrados - Reprodução
Página inicial da rede social Badoo; site tem mais de 145 mi de usuários registrados Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 06h03

Buscar pelo próprio nome em mecanismo de busca pode revelar surpresas ao usuário, como o fato de fazer parte de uma rede social para quem está procurando novos relacionamentos sem saber. A história pode parecer estranha, mas isso ocorreu com internautas que descobriram ter perfil no Badoo – rede social para quem quer conhecer novas pessoas. (Clique aqui para ver como sair do Badoo).

“Descobri através de um grupo de e-mail de amigos. Eles tinham passado pela mesma situação, procurei pelo meu nome e achei o perfil falso no Badoo”, disse Tiago Barizon, produtor musical, uma das vítimas dos “perfis" fantasmas da rede social. O perfil falso de Barizon contém o primeiro nome dele, algumas imagens, inclusive uma em que está com sua filho, algumas bandas que gosta e uma mensagem acima de sua cabeça: “Quero encontrar com um rapaz” (algumas informações do perfil abaixo foram suprimidas).

  • Perfil do Tiago Barizon no Badoo; conta no site foi criada sem o usuário conhecer o serviço

“Eu não entendi nada. Nunca tinha usado o site e muito menos passado qualquer tipo de informação. O lance do ‘procurar rapazes’ foi só a cereja do sundae mesmo: além de usar informações que roubaram de alguma rede, inventaram uma atualização de status”, explicou Barizon. Segundo ele, as informações que constam no Badoo batem com as que ele colocou no Facebook.

Barizon não foi a única vítima. Ao fazer uma busca no Google por “perfil falso Badoo” são encontrados vários relatos de pessoas que informaram ter o mesmo tipo de problema. Em alguns casos, havia perfis com o nome da pessoa, mas com fotos sensuais ou mesmo contas do Badoo informando que pessoas comprometidas estavam procurando “novos relacionamentos”. Há inclusive usuários que relataram ter entrado com um processo contra a rede social.

Outro lado

O primeiro questionamento sobre a situação é: como isso acontece? Alice Bonasio, diretora de marketing do Badoo para o Brasil, informou que a rede não rouba informações de usuários e que os usuários citados foram vítimas de fraude.

“Somos uma comunidade muito grande de mais de 10 milhões de usuários ativos mensalmente. Infelizmente, há pessoas maliciosas que acabam criando perfis como se fossem outras pessoas”, explicou Alice.

De acordo com ela, a rede conta com uma equipe internacional – inclusive com brasileiros – que monitora atividades ilícitas no site como prostituição ou mesmo perfis falsos. Em casos de uso indevido de imagens de pessoas famosas, afirma, fica fácil de identificar e remover. No entanto, usuários comuns que não apresentam atividades suspeitas dificilmente são pegos.

“Em casos que identificamos o infrator, nós banimos o usuário do Badoo”, informou a diretora de marketing da rede de relacionamentos.

Em outubro do ano passado, a AEPD (Agência Espanhola de Proteção de Dados) multou uma mulher em € 2 mil por ter criado um perfil falso para uma usuária do Badoo. Mal-intencionada, a moça tinha colocado na rede social que a mulher queria fazer sexo com homens entre 22 e 40 anos e havia publicado o número de telefone – o que causou grande transtorno para a vítima.

Veja abaixo como sair do Badoo: