Topo

Google Earth passa a usar imagens aéreas tiradas de balões e pipas

Kit de ferramentas ajuda quem tiver interesse em coletar imagens aéreas com pipas e balões - Divulgação
Kit de ferramentas ajuda quem tiver interesse em coletar imagens aéreas com pipas e balões Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/04/2012 13h51

O Google Earth, que mostra imagens de satélite de vários locais do mundo, também tem capturado fotos aéreas com auxílio de balões atmosféricos e pipas, de acordo com o blog oficial do serviço online. Como a técnica é relativamente simples, a empresa quer que pessoas comuns contribuam com o banco de imagens do Google Earth.

  • Divulgação

    Imagem captada de uma pipa e usada no serviço

As primeiras imagens foram obtidas em parceria com o Laboratório Público para Ciência e Tecnologia Aberta (Plots, na sigla em inglês), que aproveitou para criar um kit de ferramentas para pessoas com interesse em coletar essas imagens aéreas.

Segundo Christiaan Adams, da equipe de desenvolvimento do Google Earth, qualquer pessoa com internet, câmera e cerca de US$ 100 (para comprar itens e fazer seu próprio balão) pode capturar imagens para o serviço online e outras ferramentas de mapeamento.

O Plots desenvolveu também uma ferramenta de publicação das fotos, a MapKnitter (á disponível na internet), que permite alinhar fotos e “georreferenciá-las”.

As imagens capturadas pelo Plots podem ser vistas no arquivo de imagens históricas do Google Earth. Quem quiser ver as imagens direto no aplicativo, vai ter de baixar um arquivo específico e depois abri-lo no Google Earth.