Topo

Apple está dez anos atrás da Microsoft em termos de segurança, diz especialista

MacBook vem com o sistema Mac OS; especialista diz que Apple deve reforçar segurança - Divulgação
MacBook vem com o sistema Mac OS; especialista diz que Apple deve reforçar segurança Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/04/2012 13h13

Eugene Kaspersky, fundador e diretor da empresa de antivírus que leva seu nome, disse que a Apple está dez anos atrás da Microsoft  em termos de segurança. A declaração foi feita durante a conferência Infosecurity Europe realizada no Reino Unido. As informações são do site de tecnologia “ZDNet”.

“Eu acho que a Apple está dez anos atrás da Microsoft. Por muito anos, eu tenho dito que, do ponto de vista de segurança, não há grandes diferenças entre Mac e Windows.”, disse Kaspersky durante o evento. “Sempre foi possível desenvolver um malware para Mac, mas este último foi um pouco diferente. Por exemplo, ele era instalado no sistema, por meio de vulnerabilidades, e conseguia utilizar o modo do usuário sem nenhum tipo de notificação.”

O especialista em segurança claramente se referia ao malware Flashback, que infectou milhares de computadores com o sistema Mac. A Kaspersky, inclusive, estima que ao todo 600 mil usuários de estações com o sistema da Apple foram infectadas.

A praga começou a ser detectada no início de abril e várias companhias de antivírus apresentaram soluções para o problema antes que a própria Apple -- o que fez com que a companhia fosse alvo de críticas. Empresas como Kaspersky, F-Secure e Symantec disponibilizaram ferramentas que ajudam a detectar e remover o malware. No último dia 13, a Apple liberou uma atualização para Mac que corrigia a falha.

Um estudo recente da Kaspersky indica que com o aumento da fatia de Mercado de computadores da marca, a empresa precisará melhorar consideravelmente os sistemas de segurança do Mac OS.

“A Apple está começando a passar pela mesma situação que a Microsoft passou há mais de dez anos:liberando atualizações, pacotes de segurança, etc. Nós esperamos ver cada vez mais esse tipo de ação da Apple, porque os cibercriminosos aprendem com os êxitos e este [o Flashback] foi o primeiro. Eles logo vão entender que eles vão ter os mesmos problemas que a Microsoft teve há 12 anos.”