Topo

Homens são demitidos após curtir página de rival do chefe no Facebook

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 13h32

São muitos os casos de pessoas demitidas por causa de postagens polêmicas em redes sociais. Só que, desta vez, o ocorrido no Estado norte-americano da Virgínia foi um pouquinho diferente. Seis funcionários do xerife B.J. Roberts foram demitidos por curtir uma página no Facebook.

De acordo com o “New York Times”,  o caso aconteceu depois de o xerife ganhar as eleições na cidade de Hampton, no interior da Virgínia. Os funcionários em questão afirmam que foram demitidos porque curtiram a página do oponente de Roberts nas eleições, Jim Adams.

Juristas entrevistados pelo jornal se dividem em opinar se o “curtir” é uma ação forte o bastante para determinar uma demissão por justa causa. Para alguns, apertar o botão para mostrar que gostou de uma página política é também um ato político. Para outros, o “curtir” é apenas uma expressão simbólica e não pode ser interpretado como uma fala ou um outro tipo de discurso.

O xerife Roberts disse que substituiu alguns funcionários de sua equipe para melhorar a produtividade de seu escritório. Segundo advogados norte-americanos, os empregados demitidos podem apelar à Justiça dos EUA.