Foursquare: Conheça os ''prefeitos'' de lugares populares e inusitados no Brasil
Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo
“Droga! Você acaba de ser destituído como prefeito do Rancho da Coxinha* no Foursquare.” Mensagens como essa para quem é usuário assíduo do aplicativo (que funciona como “radar de gente”, mostrando onde estão as pessoas) são de cortar o coração. E com cada vez mais brasileiros usando a rede social, a concorrência pelas “prefeituras” -- quem frequenta muito um local ganha o status de prefeito de lá no aplicativo -- está bem acirrada. O UOL Tecnologia entrevistou quatro “prefeitos” de lugares populares e inusitados no Fourquare para saber como eles conseguiram atingir o feito. Veja a seguir:
Prefeito da Praia Mole em Florianópolis (SC)
Denis de Azevedo, 31, desenvolvedor de sistemas, é “prefeito” da Praia Mole, em Florianópolis. As praias da cidade são locais muito concorridos na alta temporada do verão e, no Foursquare, não é diferente: a Praia Mole fica atrás apenas da dos Ingleses e Jurerê Internacional em número de visitas. O local tem cerca de 3.700 check-ins.
Azevedo conta que trabalha na região da Lagoa da Conceição e que pelo menos duas vezes por semana vai até a praia onde é “prefeito” para surfar. “É estranha essa relação com lugares onde você é ‘mayor’. Tem locais que você nem lembra mais que é prefeito, mas volta a fazer check-in quando perde o posto. É engraçado, é igual cachorro que faz xixi no poste”, brinca o usuário do Foursquare.
Uma das “prefeituras” que Azevedo lamenta ter perdido recemente foi a de um pousada em El Salvador, onde ficou uma semana e permaneceu um ano como “mayor”. Outra é a prefeitura da Lagoa da Conceição, outro ponto turístico de Florianópolis, que ele garante que está perto de retomar. “Faltam um cinco dias para eu voltar”, diz o surfista, que tem um total de 2.000 check-in no aplicativo.
Uma das dicas de Foursquare dadas pelo “prefeito” da Praia Mole é para que visitantes façam a trilha até a Praia da Galeta. “São 15 minutos de caminhada até lá e a praia é muito bonita.”
Prefeito do Aeroporto de Guarulhos (SP)
Ronaldo Filho, 28, agente de aeroporto da Delta Airlines, poderia ser descrito como “o mito” brasileiro no Foursquare: ele é o atual prefeito do Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo. O local tem a marca (incrível) de 247 mil check-ins na história -- pelo Foursquare, claro. Os check-ins reais devem ser bem mais numerosos, afinal, mais de 30 milhões de passageiros frequentam o local anualmente.
“Sempre tive a mania de fazer check-in, desde que comecei a usar o aplicativo. Mas demorou bastante para eu virar ‘mayor’ do aeroporto. Aconteceu, mais ou menos, um ano e meio depois que voltei a trabalhar lá”, conta.
A tática de Filho foi a perseverança -- ele fez 54 check-ins no local em 60 dias. “Quando fazia os primeiros check-ins, o aplicativo dizia que eu estava muitos dias distante de me tornar o prefeito. Até que um dia ele mostrou que faltavam só três dias. Continuei fazendo check-in todos os dias até conseguir.”
O “prefeito” de Cumbica confessa que ficaria triste se perdesse o posto. “É o lugar em que eu trabalho, chego às 7h da manhã e quando faço check-in vejo pelo Foursquare que já tem mais de 100 pessoas aqui. É bem concorrido e eu ficaria chateado em perder a prefeitura”, explica.
Apesar de não ser um usuário que deixa muitas dicas no Foursquare, Filho deu algumas delas para os leitores do UOL Tecnologia. “No Terminal 1, tem um café chamado Naturalis Fast com tudo natural, lanche e tortinha integral. Para quem não quer gastar muito, tem a lanchonete da Infraero, no piso térreo, que pouca gente conhece, mas vale a pena.”
Uma das prefeituras almejadas por Filho é a do bar Frey Café & Coisinhas, também em São Paulo. “É um lugar que eu não vou sempre, mas gosto bastante”, diz. O prefeito de lá fez 24 check-ins nos últimos 60 dias. Perseverança, Filho.
Prefeito de Fernando de Noronha (PE)
Daniel Nogueira, 33, advogado, morador de Manaus (AM), é o atual prefeito de Fernando de Noronha. O arquipélago não é um dos locais no Brasil com maior número de check-ins no Foursquare – no total, foram apenas 533 marcações desde que foi cadastrado na rede social. Mas pela localização remota (e pela taxa de R$ 43 por dia de permanência cobrada de turistas), o posto de “prefeito” de lá pode ser considerado concorrido.
Nogueira, que há um mês esteve em Fernando de Noronha para mergulhar, conta que teve sorte para conseguir a prefeitura. “Foi uma conjunção de fatores. Consegui ficar em um lugar com internet boa e, quando fiz o primeiro check-in, vi que os dias que faltavam para eu me tornar ‘mayor’ eram exatamente o da minha estada na ilha”, lembra.
Alguns lugares da ilha até oferecem internet de graça, mas segundo o advogado, ela não funciona muito bem. A solução era fazer os check-ins usando a internet da pousada.
Apesar de gostar do posto de ‘mayor’, Nogueira reconhece que ele não será mantido por muito tempo. “Tenho consciência que vou perder a prefeitura. Se alguém que mora na ilha tentar tomá-la, certamente vai conseguir”, admite com certa tristeza.
Outra prefeitura que Nogueira gostaria de ter, mas afirma que será muito difícil de tomar da atual dona, é a de seu próprio escritório de advocacia em Manaus. “Minha irmã adolescente é a atual prefeita daqui, faz sempre check-ins e eu não uso tanto o Foursquare dessa forma, gosto mais de ver as recomendações. Não consigo competir com a adolescência”, brinca.
Prefeito do Senado Federal (DF)
Uma prefeitura um tanto esquisita, mas que existe (ao menos no Foursquare), é a do Senado Federal, em Brasília. O “prefeito” de lá é Bruno Alves de Santana, 20, desenhista e projetista, que trabalha no próprio Senado.
O local já recebeu a visita de mais de mil usuários do Foursquare e contabiliza quase 5.000 check-ins. Santana mantém o posto com 41 check-ins feitos nos últimos 60 dias. “Faz uns oito meses que consegui virar o prefeito. É um lugar muito visado”, afirma.
Santana conta que usa o Foursquare principalmente para concorrer com os amigos e colegas de trabalho e diz que não ficaria chateado de perder o posto no Senado. “Se isso acontecer, tudo bem, acho tranquilo.”
A dica do prefeito para quem pretende visitar o Senado – sim, o local também é ponto turístico e tem até visitas guiadas – é dar um pulo no Salão Azul.
Ainda não sabe o que é o Foursquare?
O aplicativo para dispositivos móveis (smartphones, principalmente) foi lançado em março de 2009 e logo se tornou uma febre no mundo. O princípio é simples: quando você está em um local, acessa o Foursquare e diz que está ali para seus amigos e contatos.
Se está em um restaurante, por exemplo, pode deixar dicas sobre o estabelecimento ou ler recomendações feitas por quem já esteve no lugar. É o chamado “check-in”. Se você é um frequentador assíduo de um local, pode virar o “prefeito” (mayor, em inglês) de lá -- o Foursquare contabiliza todos check-ins feitos nos últimos 60 dias ali e quem tiver o maior número ganha o status.
Já são 20 milhões de pessoas inscritas no aplicativo e 2 bilhões de check-ins no mundo, segundo dados da própria rede social de abril deste ano. A moda demorou a pegar no Brasil, mas o Foursquare parece ter conquistado o público local. Já é cada vez mais raro cadastrar lugares populares no aplicativo – eles já estão lá. Em um ano, a comunidade brasileira na rede social de geolocalização tornou-se sete vezes maior. Segundo o vice-presidente de negócios da rede social, Holger Luedorf, que esteve recentemente no país, o Brasil é o terceiro no mundo com mais usuários na rede, atrás apenas de Estados Unidos e Indonésia.
Atualmente, a ideia do Foursquare é tornar o aplicativo mais útil (com recomendações do que fazer e onde) e menos frívolo (mero jogo entre amigos para ver quem faz mais check-ins). “As pessoas estão usando o aplicativo, mas não estão mais dando check-in”, contou o fundador e CEO (diretor-executivo) do Foursquare, Dennis Crowley, ao site “TechCrunch” durante a feira de tecnologia Mobile World Congress deste ano.
*''Rancho da Coxinha'' é um lugar fictício usado em uma de nossas primeiras reportagens sobre o Foursquare
Receba notícias pelo Facebook Messenger
Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.