Topo

Problema no Avast gera falso alerta de vírus em sites brasileiros

Do UOL, em São Paulo

15/06/2012 13h31

Um erro no Avast está fazendo com que o software de segurança gratuito – segundo a fabricante usado em 150 milhões de computadores no mundo -- identifique por engano a existência de vírus em páginas na internet no Brasil, problema também conhecido como falso positivo.

Detectado pela equipe de segurança do UOL, o falso positivo ocorre porque há um erro na ferramenta do Avast que verifica a existência de riscos em sites nos quais o usuário está navegando.

Essa ferramenta analisa scripts, códigos de programação que ficam dentro de endereços de internet (URL), e verifica se há alguma ameaça comparando a informação coletada com o banco de dados do Avast. Esse banco de dados, no entanto, identifica uma URL válida como “contaminada” por alguma ameaça digital, disparando uma janela de alerta ao usuário.

Alguns dos problemas foram corrigidos a partir da versão de número 120614-6 do banco de dados de vírus do Avast. No entanto, usuários continuam relatando erros ao acessarem alguns endereços de internet, porque ainda não atualizaram o software.

Para evitar o falso alerta e manter o computador seguro, é importante que o usuário atualize constantemente, além do próprio software antivírus, o banco de dados que o programa utiliza para identificar as “pragas digitais”. Conheça mais dicas de segurança em Dicas do UOL Antivírus.