Anatel obriga operadoras a dar opção para que usuário deixe de receber publicidade por SMS

Do UOL, em São Paulo

  • Eraldo Peres/AP

    A Anatel determina que todos os usuários podem optar por não receber mais publicidade via SMS

    A Anatel determina que todos os usuários podem optar por não receber mais publicidade via SMS

Se você é um dos usuários de telefone celular que já não aguenta mais receber mensagens publicitárias da sua operadora via SMS, a notícia é boa. De acordo com determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), todas as operadoras de telefonia terão que dar a opção para os usuários não receberem mais esse tipo de publicidade no celular.

O ofício da Anatel determina que todos os usuários de telefone celular deverão receber a seguinte mensagem por SMS entre os dias 20 de julho e 20 de setembro de 2012:

"Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX (número do serviço da operadora)".

Quem não quiser receber mais estas mensagens deverá responder o SMS para o número de serviço indicado pela operadora. Após isso, ele receberá uma nova mensagem:

"Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias desta Prestadora".

Medida visa corrigir cláusula contratual

De acordo com a Agência, a medida visa corrigir uma cláusula contratual que obrigava todos os usuários de telefone celular a receber os SMS promocionais das operadoras. Em tese, os usuários deveriam ter a opção de não receber mensagens com teor publicitário.   

Além de ter que enviar o SMS com a opção de não receber mensagens publicitárias, as empresas de telefonia devem manter um espaço visível nos sites oficiais para os usuários cancelarem o envio de mensagens publicitárias. Os novos contratos de telefonia também devem ter a opção de recusa das mensagens publicitárias. 

O ofício da Anatel pode ser visto na íntegra neste link.

Aplicativos para smartphones permitem substituem SMS
Veja Álbum de fotos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos