Topo

Instagram, Pinterest e mais serviços hospedados pela Amazon passam por instabilidade

Do UOL, em São Paulo

30/06/2012 12h48

A rede social de fotos Instagram enfrenta instabilidade desde 23h da última sexta (29), que afeta toda sua base de usuários no mundo, ou seja, cerca de 50 milhões de perfis. Segundo comunicado da empresa, o serviço passa por “dificuldades técnicas”. Além do Instagram, serviços como Pinterest e Netflix (esse último, apenas nos Estados Unidos), também estão fora do ar. Todos são hospedados em servidores da Amazon.

Em um post no perfil de ajuda do Instagram no Twitter, além de admitir a falha, a companhia diz que “trabalha para corrigir os problemas” e “agradece pela paciência”. Em um segundo post (veja abaixo), o Instagram atribui a instabilidade devido a "tempestades elétricas severas" que atingiram o serviço de hospedagem de seus dados, causando queda na energia elétrica no local. "Nenhum dado foi perdido e estamos trabalhando a noite inteira para restaurar o serviço", diz a mensagem.

Desde o final da noite de sexta (29), usuários do Instagram não conseguem atualizar o feed de fotos, publicar fotos ou checar mensagens.

Um pouco mais cedo, também na sexta, falhas no servidores da Amazon causaram instabilidade no Instagram e no serviço de geolocalização Foursquare. Ambas as empresas hospedam dados com a Amazon nos Estados Unidos.

“Desculpe-nos pela inatividade. A Amazon (nosso host) está passando por alguns problemas. Esperamos que isso seja resolvido em breve”, postou a conta de suporte do Foursquare, em inglês, no Twitter, na sexta (29).

Usuários reclamam no Twitter da falha do Instagram, veja mensagens:

Mais sites com problemas

Além do Instagram, outros serviços também estão fora do ar, como a rede Pinterest e o Netflix. Segundo o site "Venture Beat", isso está ocorrendo devido a uma falha no serviço de armazenamento da Amazon chamado Elastic Computing Cloud em North Virginia, nos Estados Unidos.