Saiba o que é SEO: técnicas podem destacar seu site no Google

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

    Técnicas de SEO vão ajudar o site seu chegar até a sonhada primeira página do Google

    Técnicas de SEO vão ajudar o site seu chegar até a sonhada primeira página do Google

S-E-O. Essas três letras podem até passar despercebidas pela maioria dos internautas. Mas se você deseja fechar negócios online em um site ou mesmo disseminar as suas ideias em um blog, cedo ou tarde você vai ter que se deparar com elas – caso contrário, um blog ou site feito com “tanto amor e carinho” poderá ficar às moscas.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, o termo significa Otimização para Sites de Busca. Na prática, SEO significa se utilizar de técnicas para melhorar a posição do seu site no Google (maior motor de buscas da internet) e fazer com que a página tenha mais visibilidade. Consequentemente, mais visitantes.

Há dezenas de técnicas para fazer com que um site melhore a posição nos mecanismos de busca. São ações que os visitantes nem percebem, mas que o Google leva em conta na hora de decidir qual site aparece na primeira página das buscas. As ações podem ser feitas dentro do site ou fora dele. É o chamado SEO on-page (no site) ou off-page (fora do site). 

Um exemplo de prática de SEO feita dentro de um site é marcar com negrito as palavras mais importantes do seu texto (essa prática fará com que o Google destaque seu site na hora em que alguém busca essa palavra). Criar links externos para o seu site (ou seja, colocar o link em outros locais da internet) é um exemplo de prática de SEO feita fora da página.

Veja exemplos de outras técnicas que vão ajudar o seu site no Google

1 – Pensar em palavras-chave que você quer fortalecer no Google (no máximo três palavras simples e cinco compostas). Exemplo: em um blog sobre gatos, você deve usar palavras relacionadas como, por exemplo, “gatos” e “filhotes de gatos”.

2 – Criar um nome correto para o seu site (que tenha a palavra-chave principal). E que seja bacana. Exemplo: usando o mesmo exemplo do blog de gatos, não se esqueça de botar a palavra gato como em “blogdogato.com.br” (quem procurar "blog" e "gato" no Google estará mais perto do seu site).  

3 – Pense no conteúdo já focando em palavras-chave corretas. Exemplo: ao invés de escrever um título “como eu alimento o Zuzu”, pense em “como eu alimento o gato Zuzu”.   

4 – Pensar em como as pessoas procuram por um conteúdo no Google (exemplo: usando os termos “como fazer” ou “o que é”) e aplicar nos títulos e subtítulos do seu texto. 

5 – Crie parcerias com sites similares ao seu. Isso vai garantir links externos de qualidade.

SEO: faça com moderação

Agora que você descobriu o que é SEO (e inclusive algumas técnicas para melhorar a posição no Google) já pode sair colocando negrito em todo o seu texto e espalhando links por aí. Certo? Erradíssimo. As técnicas de SEO podem ajudar muito a melhorar a posição de um site no Google, mas devem ser aplicadas com critério e moderação.

Sites que abusam de técnicas de otimização (e muitas vezes deixam a qualidade de lado) são punidos com perda de posições no Google ou mesmo com a exclusão no buscador. Por isso, não adianta tentar abusar apenas de uma dessas técnicas (como a do negrito, por exemplo).

O ideal é fazer a construção de uma página usando diversas técnicas (que vão desde a escolha do nome até onde divulgar), mas não se esquecendo do principal: fazer do seu site ou blog um local de interesse. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos