Dicas de Tecnologia

Malware em falso aviso de marcação de fotos é a nova ameaça no Facebook, diz site

Do UOL, em São Paulo

Se você recebeu recentemente um e-mail do Facebook notificando que você foi marcado em uma foto, desconfie. De acordo com o site de segurança na internet Naked Security (da empresa SophosLabs), e-mails com falsas notificações de marcação de fotos podem esconder códigos maliciosos e roubar dados de usuários.

De acordo com o site, a Sophos descobriu uma campanha de spam que usava a mensagem de marcação de foto no Facebook como isca para roubar dados de usuários de e-mail. Um dos e-mail interceptados mandava a seguinte mensagem:

  • Reprodução

    Falsa notificação do Facebook esconde malware

Subject: Christine McLain Gibbs tagged a photo of you on Facebook (em português, Assunto: Christine McLain Gibbs marcou uma foto de você no Facebook)

From: Facebook

É possível notar que o e-mail de notificação usa um endereço do Faceboook com três “o”. Ao abrir o e-mail e clicar no link, você é levado a um site com o malware. Após quatro segundos (suficientes para infectar o computador), o usuário é redirecionado para uma página qualquer do Facebook.

De acordo com a SophosLabs, o malware identificado é o Troj/JSRedir-HWA. A empresa aconselha a ninguém abrir notificações do Facebook enviadas por e-mail. Caso a pessoa ainda queira abrir o e-mail, deve fazer a verificação do endereço do e-mail enviado (se a palavra Facebook estiver escrita de forma errada) ou passar o mouse em cima do link para ver se a página de destino é realmente a da rede social.

Se você quiser ver como retirar um vírus do seu perfil do Facebook, acesse esse link. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos