Topo

"É fake": relatório diz que 83 milhões de perfis do Facebook são falsos

Mark Zuckerberg também tem o perfil "duplicado" na rede social - Reprodução
Mark Zuckerberg também tem o perfil "duplicado" na rede social Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/08/2012 10h42

Na mesma semana em que o Facebook anunciou que chegou ao número de 955 milhões de usuários, um relatório divulgou que 8,7% dos perfis da rede social são falsos. De acordo com o levantamento realizado pela Comissão de Segurança dos Estados Unidos, o número de perfis falsos na rede social chega a 83,09 milhões. Isso significa que a cada 11 (ou 12) perfis da rede social, um é falso.

O levantamento se deu por meio da análise de todos os perfis da rede social. De acordo com o estudo, 4,8% dos usuários do Facebook têm perfis duplicados. Esse valor resulta em cerca de 45 milhões de usuários repetidos.

Além disso, há também as contas no Facebook que são classificadas “de forma errada” como alguém que fez o perfil de uma instituição ou de um animal de estimação. De acordo com o relatório, existem 21 milhões de usuários nesta classificação. Por fim, há usuários “indesejados”, que são os que violam os termos de uso da rede social.

A grande preocupação da rede social é que o número de perfis falsos espante cada vez mais os anunciantes. A empresa ainda busca explicações para a derrocada desde que realizou o processo de abertura de capital, em maio deste ano. Nesta semana, levantou-se que 80% dos cliques em publicidade na rede socials eriam falsos e até que a queda do site era ocasionada pela entrada dos pais na rede social.

O relatório completo sobre os perfis falsos no Facebook pode ser acessado neste link. Se você quiser saber como se proteger de perfis bisbilhoteiros (e muitas vezes fake), veja o nosso álbum abaixo.