Topo

Vai casar? Aplicativo gratuito para iPhone gerencia preparativos

Aplicativo pode ajudar você a programar sua festa de casamento - Reprodução
Aplicativo pode ajudar você a programar sua festa de casamento Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

03/08/2012 06h01

Quem já casou, sabe: organizar os preparativos para o grande dia não é fácil. Tem de fazer cotação de convite, pesquisar o buffet, ver o preço das flores para a decoração, pensar nos presentes, fazer lista de convidados... Dá para deixar qualquer noivo estressado! Para tornar a tarefa mais tranquila, organização é fundamental. E ferramentas como o aplicativo gratuito Organização de Casamento - Fábrica de Casamentos, para iPhone e iPad, ajudam.

Direto ao ponto (tabela)

Nome:Organização de Casamento - Fábrica de Casamentos
Categoria:Estilo de vida
Preço:Grátis
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior
Pontos positivos:Gratuito; interface fácil de usar; boa quantidade de ferramentas para organização
Pontos negativos:Base de fornecedores tem pouca informação; anúncios em todas as telas

Depois de baixar o aplicativo é necessário criar uma conta, com informações como data do casamento e nome dos noivos. Com esses dados, ele passa a calcular quantos dias faltam para a celebração, informação que é exibida logo na abertura do software, ao lado do número de itens pendentes.

Na área Tarefas o usuário encontra ícones como escolha da igreja, trajes, cartório, lua-de-mel, noite de núpcias e festa, entre outros. Eles trazem listas com dados importantes, como definir modelo do vestido, reservar salão de festa ou pesquisar as alianças. Cada tarefa aberta permite marcar quem será o responsável por ela (a noiva, o noivo, os dois ou uma assessoria) e o status (em andamento, concluída ou mesmo descartada).

O ícone do cifrão ($) oferece uma lista de fornecedores de produtos e serviços para casamentos, que pode ser pesquisada por categoria ou até pelo Estado. Mas essa base de dados fica devendo em alguns aspectos.

Para começar, em vários casos há apenas o nome da empresa, cidade e telefone. Não há sequer uma descrição de seus serviços. Quem mora em Estados como Sergipe e Amazonas, por exemplo, também terá poucas indicações. Ao pesquisar alianças, durante nossos testes, nenhum fornecedor foi encontrado para as regiões citadas anteriormente.