Topo

Iluminação da tela de eletrônicos afeta qualidade do sono, diz estudo

Pesquisadora recomenda escurecer a luz dos eletrônicos o máximo possível, quando usá-los à noite - Javier Soriano/AFP
Pesquisadora recomenda escurecer a luz dos eletrônicos o máximo possível, quando usá-los à noite Imagem: Javier Soriano/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 18h06

A iluminação nas telas de aparelhos eletrônicos pode afetar o sono dos usuários, fazendo com que eles durmam mais tarde e pior. Essa é a conclusão de um estudo divulgado recentemente pelo LRC (Centro de Pesquisas de Iluminação) do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York.

Os pesquisadores envolvidos no estudo testaram os efeitos da iluminação vinda dos tablets sobre a melatonina (hormônio produzido sob condições noturnas, que teria a função de regular o sono). Treze pessoas usaram tablets com tela iluminada para ler, jogar e assistir a filmes durante o levantamento.

Descobriu-se então que esses eletrônicos reduzem em 22% a produção de melatonina: “um estímulo que pode afetar o sono”, segundo a brasileira Mariana Figueiro, líder do estudo. 

“Os desenvolvimentos tecnológicos criaram TVs, telas de computador e celulares maiores e mais claras. Para produzir luz branca, esses eletrônicos precisam emitir luz a curtas distâncias, fazendo com que eliminem ou atrapalhem a produção de melatonina durante a noite. Isso reduz a duração e também atrapalha o sono. O problema é mais preocupante em grupos de jovens adultos e adolescentes, que tendem a ser corujas durante a noite”, afirmou a também pesquisadora Brittany Wood, também envolvida no estudo.

Com base nas descobertas do levantamento patrocinado pela Sharp, os pesquisadores sugerem que os fabricantes criem eletrônicos mais amigáveis ao corpo humano, que aumentariam ou reduziriam os estímulos dependendo da hora do dia. Até que isso não aconteça, Mariana recomenda escurecer a luz desses aparelhos o máximo possível, à noite, além de limitar o tempo gasto com esses eletrônicos antes de dormir.