Mercado de tablets brasileiro comercializou 600 mil unidades no 2º trimestre, diz IDC
Durante o 2º trimestre de 2012, foram comercializados 606 mil tablets no mercado brasileiro. Esse marco fez com que o Brasil batesse o recorde no período e que ocupasse a 11ª posição no ranking mundial de países que mais venderam os computadores portáteis. As informações são da consultoria IDC e foram divulgados nesta segunda-feira (24).
De acordo com o levantamento, mesmo com a queda da procura por computadores, o mercado de tablets continuou a crescer e um dos grandes motivadores para isso é a faixa de preço. Há vários modelos no mercado com valor abaixo de R$ 1.000 (a maioria feito na China) e com especificações limitadas.
Outra característica do mercado brasileiro de tablets diz respeito ao tamanho de tela e ao tipo de conectividade à internet dos aparelhos. Segundo a IDC, a metade dos tablets comercializados têm tela de 7 polegadas e a maioria possui apenas conectividade Wi-Fi. Apenas 20% dos computadores portáteis vendidos têm conectividade 3G.
A tendência, diz o estudo, é que os mercados de computadores e tablets cresçam juntos. “A popularização dos tablets no Brasil deve acontecer em paralelo ao mercado de computadores e lhe garantir uma entrada nas dez primeiras colocações do ranking mundial até o final do ano. Em países onde o mercado de computadores é mais maduro, há maior adoção de tablets”, observou Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil, em comunicado enviado à imprensa.
Até o fim do ano, o Brasil deve fechar com 2,6 milhões de aparelhos vendidos. Em 2013, a tendência é que o mercado dobre. Para o ano que vem, a expectativa é que sejam vendidos 5,4 mihões.
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