Topo

Twitter diz ter usado censura pela primeira vez ao banir grupo neonazista na Alemanha

Logotipo do Twitter na sede da rede social em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos) - Kimihiro Hoshino/AFP
Logotipo do Twitter na sede da rede social em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos) Imagem: Kimihiro Hoshino/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 12h03Atualizada em 18/10/2012 13h56

O Twitter afirmou nesta quinta-feira (18) ter censurado, pela primeira vez, contas de usuários de um grupo extremista alemão que fazem apologia ao nazismo. Os tuítes do grupo alemão “Besseres Hannover”, de extrema direita, estão censurados para usuários que acessam a rede social na Alemanha. Em outros países, o conteúdo está disponível.

Alex Macgillivray, diretor jurídico do Twitter, em uma postagem na rede social informou que a companhia nunca planejou reter conteúdos postados por usuários. No entanto, disse que “é bom contar com ferramentas em que seja possível restringir certos conteúdos de forma rigorosa e transparente”.

O Twitter bloqueou o conteúdo neonazista após um pedido da polícia alemã.  O pedido cita que o grupo “Besseres Hannover” foi banido da Baixa Saxônia (estado alemão) e que a rede social remova quaisquer tipos de reabertura de conta do grupo.

Em setembro, a polícia de Hanover prendeu mais de 20 membros do grupo sob a suspeita de formar uma organização criminosa. O grupo de extrema direita é acusado de ameaçar imigrantes e distribuir jornais neonazistas em escolas.

A rede social anunciou em janeiro que poderia censurar contas ou tuítes baseado em leis específicas de determinado país. Após a abertura do processo para retenção de conteúdo, a companhia informou na época que avisaria o usuário sobre o bloqueio de conteúdo.

(Com The Telegraph)