Topo

Nokia aposenta oficialmente sistema operacional Symbian

De acordo com a Nokia, smartphone 808 PureView foi o último aparelho com sistema Symbian da marca - Ana Ikeda/UOL
De acordo com a Nokia, smartphone 808 PureView foi o último aparelho com sistema Symbian da marca Imagem: Ana Ikeda/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/01/2013 11h19Atualizada em 24/01/2013 12h00

A fabricante de eletrônicos finlandesa Nokia divulgou que aposentará o sistema operacional Symbian em 2013. De acordo com um documento da empresa com os resultados do último trimestre de 2012, o smartphone Nokia 808 PureView foi o último aparelho apresentado pela companhia com o sistema operacional, que já foi líder de mercado. A Nokia vai priorizar smartphones com o sistema Windows Phone.

“Durante nossa transição para a plataforma Windows Phone em 2012, nós continuamos a vender aparelhos com Symbian. O Nokia 808 PureView, um aparelho que mostra grande poder de imagem e foi lançado no meio de 2012, foi o último aparelho Symbian da Nokia”, diz o comunicado em inglês (disponível no formato PDF).

Na divulgação de resultados da Nokia, a companhia informou que vendeu 2,2 milhões de unidades de smartphones Symbian no último trimestre de 2012. Em comparação, a venda de smartphones da linha Lumia (com Windows Phone) foi o dobro: 4,4 milhões de unidades comercializadas no período.

A companhia informa que continuará a expandir a linha de celulares Asha, que vêm com a plataforma S 40. Considerados aparelhos de entrada, os modelos Asha 308 e 309 foram classificados no ano passado como smartphone pelas consultorias de mercado GFK e IDC.

Antes da briga entre Android e plataforma iOS da Apple, o Symbian era o sistema operacional de smartphone mais utilizado no mundo. A plataforma começou em 1998 como uma solução que atenderia várias companhias. Porém, a parceria entre Nokia, Ericsson, Motorola e Psion não funcionou. No fim das contas, apenas a empresa finlandesa apresentou celulares com o sistema.

Com o lançamento do iPhone em 2007 e a apresentação de diversos aparelhos com sistema Android, a participação de mercado do Symbian caiu consideravelmente.

De acordo com dados da consultoria IDC do terceiro trimestre de 2012, o sistema Android é líder com 75% de participação de mercado de smartphones, seguido pela plataforma iOS, da Apple, com 14,9%, O Symbian detém 2,3% do mercado mundial de telefones inteligentes. Já o sistema Windows Phone, que foi adotado pela Nokia em 2011, tem 2% de fatia de mercado.

(Com TechCrunch)