Topo

BlackBerry traz smartphone Z10 ao Brasil no 1° semestre; aparelho une perfil corporativo e pessoal

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 12h40Atualizada em 21/02/2013 13h46

A BlackBerry (antes chamada Research In Motion) apresentou nesta quinta-feira (21) o novo smartphone que a companhia vai começar vender no mercado brasileiro: o Z10, com uma interface toda sensível ao toque.  Com a novidade, a marca quer atingir simultaneamente dois públicos: usuários convencionais e corporativos. A venda do aparelho começará ainda no primeiro semestre de 2013, mas a companhia ainda não revelou o preço.

BlackBerry Z10

Sistema operacional: BlackBerry 10
Processador: dual-core com 1,5 Ghz
Tela: 4,2 polegadas
Câmera traseira: 8 megapixels
Câmera frontal: 2 megapixels
Conexão: Wi-Fi, 3G e 4G

Antes voltado apenas para aparelhos corporativos, a companhia, com o Z10, permite que qualquer pessoa com um chip de internet consiga utilizá-lo. Antes era necessário ter um plano específico. Mesmo assim, o dispositivo continua com uma série de recursos próprios para o ambiente empresarial.

Para ilustrar a ideia de um telefone feito para esfera profissional e pessoal, a BlackBerry permite configurar duas interfaces para cada um desses propósitos. A separação de "ambientes" faz, por exemplo, que um texto na parte corporativa não possa ser copiado para a parte pessoal. E vice-versa.

O BlackBerry Z10 vem equipado com um processador Qualcomm dual-core de 1,5 GHz, duas câmeras (uma traseira de 8 megapixels e uma frontal de 2 megapixels), 16 GB para armazenamento de arquivos (que pode ser aumentada por cartão de memória) e 2 GB de memória RAM.  A tela do aparelho é de 4,2 polegadas.

As definições de hardware são comuns aos smartphones de plataformas concorrentes (Android, Windows Phone e iOS). Porém, o destaque do dispositivo é o sistema operacional da marca que foi totalmente reformulado.

O Z10 tem suporte à conexão 4G e, segundo a BlackBerry, uma versão compatível com a rede brasileira também será lançada.

Novo sistema operacional

Mexer no sistema operacional BlackBerry 10 é um pouco como reaprender a manusear um smartphone. Apesar de ser todo baseado em ícones como o iOS ou Android, o aparelho demonstrado não conta com botões: ele é todo controlado por meio de gestos na tela. Há apenas o botão para ligar o aparelho e os de volume.

Para tirá-lo no modo hibernar, por exemplo, é necessário arrastar o dedo da parte de baixo do aparelho para a parte de cima. A interface do sistema operacional BlackBerry 10 não conta com uma barra que mostra o horário ou o nível de bateria quando um aplicativo está aberto. Para ter acesso a essa informações, é necessário acessar uma barra “oculta” que é ativada arrastando o dedo na tela, fazendo um movimento da esquerda para a direita.

Para atender as “viúvas dos teclados físicos” dos smartphones BlackBerry, a companhia canadense caprichou no teclado virtual. Ele, baseado no que o usuário for digitando, vai aprendendo palavras e expressões e sugerindo termos.

O BBM (BlackBerry Messenger), sistema de mensagens da companhia, agora  funciona com uma espécie de Skype. Além das mensagens enviadas pela internet, agora também é possível fazer videoconferência e ligações VoIP (voz sobre IP).

Outros recursos interessantes do sistema: é possível ter uma área de trabalho específica para aplicações do trabalho e outra apenas com aplicativos de uso pessoal; a câmera conta com um modo inteligente para tirar fotos que capta várias simultaneamente, permitindo ao usuário selecionar a melhor; e o modo “alarme” (que desliga todas as notificações do smartphone, deixando apenas ativada a função para despertar).

Aplicativos

Por chegar "atrasada" em um mercado dominado por aparelhos Android e iOS, a companhia desenvolveu uma ferramenta que permite a desenvolvedores converterem aplicativos Android para o BB 10 . Em função disso, a BlackBerry World (loja de apps da marca) já conta com mais de 90 mill opções de software disponíveis.

Na loja, os programas mais comuns em outras plataformas já estão disponíveis: Foursquare, Angry Birds, Evernote, Facebook, Twitter, entre outros. A companhia diz que em breve disponibilizará o Skype e o WhatsApp.