Topo

Fonepad é opção 'econômica' da Asus para tablet que faz ligações

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em Barcelona (Espanha)

26/02/2013 16h11

A Asus estreou no Mobile World Congress 2013 o primeiro tablet da companhia com processador móvel Intel e sistema Android: o Fonepad.

Como o próprio nome indica, o tablet de 7 polegadas também funciona como telefone. O objetivo da companhia é oferecer uma alternativa na categoria de híbridos pelo menor preço do mercado: 219 euros (aproximadamente R$ 570).

O Fonepad, pelo rápido contato da reportagem, mostrou-se um aparelho “cumpridor”. Ele tem uma boa tela, processador Intel Atom Z2420 de 1,2 GHz (de núcleo simples) e 1 GB de memória RAM. De acordo com a empresa, em alguns mercados ele será vendido apenas com uma câmera frontal (1,2 megapixel). Em outros, terá duas câmeras: a frontal (com a qualidade já citada) e uma traseira de 3 megapixels.

Quando o assunto é a função de telefone, os expositores da marca de Taiwan têm a resposta na ponta da língua: “O usuário não vai ficar com o tablet no rosto a toda hora, apenas às vezes”. Eles também defendem o smartphone de 7 polegadas, dizendo que esse recurso pode ser útil para conferências. 

O tablet terá versões que variam entre 8 a 32 GB de armazenamento (depende da estratégia da Asus em cada mercado). Porém, para quem quiser mais espaço, é possível instalar um micro SD de até 32 GB.

Representantes da companhia não souberam informar se ele será lançado no Brasil. Em outros países, as vendas começam no segundo trimestre de 2013.

Fonepad

Tela: 7 polegadas
Sistema operacional :Android 4.1 (Jelly Bean)
Processador :Intel Atom Z2420 de 1,2 GHz (núcleo simples)
Câmera : 1,2 megapixel; algumas versões terão também 3 megapixels
Conexão: 3G
Armazenamento: De 8 GB a 32 GB
Preço: A partir de 219 euros