Topo

Executivo da Apple critica Android e diz que Galaxy S4 virá com versão antiga de sistema

Phil Schiller, executivo da Apple, apresenta versão menor do iPad, chamada de iPad mini - Marcio Jose Sanchez/AP
Phil Schiller, executivo da Apple, apresenta versão menor do iPad, chamada de iPad mini Imagem: Marcio Jose Sanchez/AP

Do UOL, em São Paulo

14/03/2013 11h14Atualizada em 14/03/2013 11h32

Executivos da Apple raramente concedem entrevista. No entanto, na noite desta quarta-feira (13), Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produto, resolveu fazer comentários sobre o mercado de dispositivos móveis. Ele criticou a fragmentação do sistema Android e a Samsung. As declarações de Schiller foram feitas um dia antes do evento de lançamento empresa sul-coreana do suposto Galaxy S4, planejado para esta quinta-feira (14).

A fragmentação, a qual se refere o executivo da Apple, diz respeito às diferentes versões do sistema Android disponíveis nos aparelhos. Ele cita que, segundo dados do próprio Google, a maioria dos usuários da plataforma da empresa está com software antigo.

“Apenas 16% dos usuários Android estão com uma versão um ano atrasada do sistema. Cerca de 50% dos clientes da plataforma ainda estão com uma versão de dois anos atrás. Isso é uma grande diferença”, disse em entrevista à agência de notícias Reuters.

Para Schiller, a fragmentação do sistema, que ainda ocorre com cada empresa que modifica o software, é um problema para os consumidores.

Além disso, ele criticou a Samsung ao dizer que o novo aparelho pode vir também com uma versão ultrapassada do sistema operacional Android.

“Nós temos ouvido rumores nesta semana que o Galaxy S4 vai ser vendido com uma versão antiga do sistema, que é de quase um ano atrás. Os compradores do aparelho terão que esperar para atualizar”, disse.

Durante a entrevista, o executivo da Apple citou várias pesquisas independentes que mostram que donos de dispositivos iOS são mais ávidos comparados a donos de dispositivos Android, em função da experiência dos produtos empresa americana. Ele também comentou que mais da metade dos proprietários de gadgets da Apple já conta com a última versão da plataforma, chamada iOS 6.

Phil Schiller também criticou a experiência complicada no uso de dispositivos Android. De acordo com ele, é necessário fazer login em nove sistemas distintos para que o sistema funcione completamente. Já na Apple, só é necessário ter uma identidade.

Concorrência

No ano passado, a Samsung tirou o posto da Apple de maior vendedora de smartphones do mundo. De acordo com dados citados pela agência Reuters, a empresa sul-coreana passou de 19% de participação de mercado em 2011 para 30,3% em 2012.

Já a Apple, em 2011, contava com 18,8% do mercado de celulares inteligentes. A companhia fundada por Steve Jobs fechou 2012 com 19,1%.

A ascensão da empresa sul-coreana, segundo a consultoria IDC, ocorreu pela grande diversidade de dispositivos Android oferecidos pela companhia. A consultoria espera que em 2013 a venda de tablets com a plataforma do Google supere o iPad, da Apple.

Os comentários de Phil Schiller ocorrem no dia em que o Google mudou o responsável pelo desenvolvimento do sistema Android na companhia. Sundar Pichai, que cuidava do Google Chrome, passará a ser incumbido pela plataforma móvel da companhia.

(Com Reuters)