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Ação acusa Google de práticas anticompetitivas e compara Android a 'cavalo de Troia'

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 10h25Atualizada em 09/04/2013 13h11

Uma nova ação contra o gigante da internet Google, apresentada à Comissão Europeia, acusa a empresa de práticas contrárias à concorrência com seu sistema operacional Android. A organização FairSearch, responsável pela ação, afirma que o Google adota práticas anticompetitivas para dominar o mercado de celulares e compara o Android a um “cavalo de Troia”.

A FairSearch se define como um “grupo que reúne diversas empresas para promover o crescimento econômico, a inovação e a escolha no ecossistema da internet, fomentando e defendendo a competição das buscas no ambiente online e mobile [de equipamentos portáteis]”. Entre as 17 empresas associadas estão Microsoft, Nokia e Oracle.

A acusação é de que a plataforma do Google conseguiu a dominância no mercado de smartphones ao oferecer “gratuitamente” o Android a fabricantes de telefones celulares. No entanto, para incluir aplicativos “essenciais” do Google em seus aparelhos (caso do Maps, YouTube e Play), essas empresas são obrigadas a instalar diversos outros programas do Google, destacando essas ferramentas no celular.

“Isso representa uma desvantagem a outros fornecedores e coloca o Android em controle dos dados dos usuários, na maioria dos smartphones vendidos hoje”, afirma a associação em comunicado. "O Google utiliza seu sistema operacional Android como um 'cavalo de Troia' para enganar seus parceiros, monopolizar o mercado da telefonia móvel e controlar os dados dos clientes", continua o texto.

“Queremos que a Comissão atue rapidamente e de maneira decisiva para proteger a concorrência e a inovação nesse mercado crítico. Se nada for feito, o Google será estimulado a repetir seus abusos de posição dominante nos desktops, conforme os usuários adotam as plataformas móveis em um mercado dominado pelo Android.”

Segundo dados da Strategy Analytics citados no texto, o Android rodava em 70% dos aparelhos vendidos globalmente em 2012. Além disso, afirma a eMarketer, o Google responde por 96% do mercado de buscas.

(Com France Presse)