Topo

Pesquisa da Anatel diz que maioria dos brasileiros está satisfeita com telefonia e internet fixas

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 16h00

Uma pesquisa encomendada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para avaliar a percepção dos brasileiros sobre a qualidade da telefonia e banda larga fixas mostrou que a maioria dos brasileiros está ''satisfeita'' com os serviços prestados pelas operadoras. O levantamento reúne dados colhidos com 200 mil entrevistados em todo o país e foi divulgado nesta sexta-feira (19).

O índice geral de satisfação do consumidor com a telefonia e banda larga fixas mostra que aproximadamente seis em cada dez entrevistados percebe uma “boa qualidade” na prestação dos serviços. Trata-se da primeira pesquisa do gênero, realizada pela Anatel. Um levantamento da INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor) com outra metodologia indica que, no primeiro trimestre do ano, o índice de satisfação com telefonia foi de 44,5%.

O serviço de manutenção foi o pior na avaliação dos consumidores, com 47,6% de índice de satisfação. Em seguida estão atendimento (49,7%) e conta (49,9%). Os itens mais bem avaliados na telefonia fixa foram: qualidade das ligações (77,4%), serviços em geral (70,5%), informações oferecidas (61,7%) e tarifas e preços (55,8%).

No caso da banda larga fixa, seis em cada dez usuários disseram estar satisfeitos ou totalmente satisfeitos em relação à velocidade de acesso. Também seis em dez disseram estar satisfeitos ou totalmente satisfeitos em relação à estabilidade da conexão.

Internet fixa

Grau de satisfaçãoVelocidade de acessoEstabilidade da conexão
Totalmente Satisfeito36,6%36,4%
Satisfeito25,1%27,9%
Nem satisfeito, nem insatisfeito20,5%19%
Insatisfeito9,1%9,2%
Totalmente insatisfeito8,7%7,6%

Detalhes da pesquisa

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações ouviu aproximadamente 200 mil entrevistados por telefone em todo o Brasil, que geraram mais de 40 milhões de registros de informações. Foram levantados dados sobre a percepção da qualidade por usuários de quatro serviços (telefonia fixa, móvel, banda larga fixa e televisão por assinatura).

Na apresentação desta sexta-feira (19), foram divulgadas somente as informações referentes à telefonia fixa e a banda larga fixa. Os dados relativos a telefonia móvel e a televisão por assinatura serão abordados, respectivamente, em eventos no Recife (23 de abril) e em São Paulo (25 de abril).

Segundo a Anatel, o objetivo da pesquisa foi reunir informações sobre as condições de prestação dos serviços, sob a ótica dos consumidores, avaliando o seu grau de satisfação. Com base nesses dados, a Anatel afirma que espera obter mais subsídios para adotar medidas para atender demandas dos usuários de telecomunicações.

As questões feitas aos usuários consideraram o atendimento da prestadora, tarifas e preços, qualidade das ligações, serviços de manutenção, informações, conta, cobrança e condições de pagamento, e serviços. Os entrevistados atribuíram notas a itens relacionados a esses temas.